Os mistérios de Clarice, segundo Jane Tutikian, Catia Simon e Cintia Moscovich

A Artista visual Gra‡a Craidy ao lado do banner interno na mostra Clarices. Foto Kin Viana/ Divulgação

 

Importância da célebre escritora será abordada em encontro na mostra de retratos que a homenageia

 As escritoras Jane Tutikian, Catia Simon e Cíntia Moscovich têm em comum a admiração pela obra de Clarice Lispector e, nesta quinta-feira (17), às 18h30, falarão sobre essa devoção em um local mais que adequado: a mostra Clarices, da artista visual Graça Craidy, no Espaço Cultural Correios. O evento tem entrada gratuita.

Entre as paredes que abrigam a exposição com 33 retratos de Clarice, as três escritoras revelarão as razões pelas quais são “loucas” pela autora de A Hora da Estrela.

Para Jane Tutikian, a escritora nascida na Ucrânia, naturalizada brasileira e que morreu aos 57 anos, em 1977, no Rio de Janeiro, “mergulhou na vida, na arte e no mistério de tudo o que existe como ninguém! É única. Por isso, sou louca por Clarice”, declara.

Gra‡a Craidy e uma de suas Clarices Foto Kin Viana/ Divulgação

Catia Simon, doutora em Letras pela UFRGS e premiada pela tese “Nos labirintos da realidade, um diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis”, afirma que “a escrita distraída de Clarice afrouxa nossas resistências e nos aproxima da aventura de existir do outro”.

Já Cíntia Moscovich resume assim seu culto a Clarice: “Sou louca por Clarice porque ela me ensinou a mágica da literatura”.

Por sua vez, a artista visual que assina os retratos das diversas facetas de Clarice explica o que a moveu ao fazer a coleção e o evento com as três escritoras. “Como eu quis desvendar na pintura um pouco das muitas Clarices que vivem na Clarice Lispector, quero compartilhar com os visitantes da exposição, também, o olhar dessas três grandes escritoras e professoras que são apaixonadas por Clarice e têm suas próprias razões para essa paixão”, diz Graça Craidy.

Pintora Graça Craidy na sua exposição Clarices. Foto Kin Viana/ Divulgação

O Espaço Cultural Correios tem entrada pela Av. Sepúlveda e se situa no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020, Centro Histórico). A mostra fica aberta à visitação até 17 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Fotos: Kin Viana

Deixe uma resposta