"Pérola Mãe", de Beto Rodrigues e Susie Prunes, está na exposição “Os ODS na Virada”

Fotos de Tânia Meinerz
Inaugura dia 05 de abril, na Orla Moacir Scliar (Gasômetro), no centro histórico de Porto Alegre, a exposição Os ODS na Virada. A mostra, que será montada a céu aberto, pretende chamar atenção para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A instalação Pérola Mãe, do fotógrafo e jornalista, Beto Rodrigues, e da artista plástica, Susie Prunes, foi selecionada entre 32 artistas e coletivos de diversas localidades do país que inscreveram 22 projetos de artes visuais.
A instalação traz o tema da ODS10, que discute a redução das desigualdades étnica, racial, religiosa e econômica, a violência e as questões referentes aos imigrantes e refugiados.
Montado em estrutura de ferro no formato de um globo, é a exibição alegórica de uma pérola, a mais nobre representação da pureza e da preciosidade. Protegida em sua concha, traz a simbologia da árdua tarefa para adquiri-la, tal e qual a missão de viver na verdade, na fé inabalável e no respeito irrestrito às crenças individuais. A impressão fotográfica de Nossa Senhora Aparecida e Iemanjá (orixá Oxum e Nossa Senhora, no sincretismo, respectivamente) em cada um dos seus hemisférios representa o princípio Yin, o símbolo da fertilidade e da feminilidade criativa.
Pérolas de cerâmica, representação da maleabilidade e do trabalho que já foi feito no barro para moldarmos nosso exercício da fé, farão o adorno à obra e serão distribuídas a todos os que deixarem suas expectativas e impressões até 2030. O objetivo é estimular a interação com o público e provocar pensamentos e sentimentos fraternos no exercício do respeito, da tolerância e da fé.

Susie Tiellet Prunes – Susie Prunes (POA/RS, 1965) é fotógrafa, publicitária e artista plástica. Participou de cursos com Xico Stockinger, Nicolas Vlavianos, Carlos Fajardo e Charles Watson. Suas principais exposições foram: I Bienal Chico Lisboa, na Galeria de Arte do DMAE, em 2015; Cultura e Cotidiano: Seleção da Chico 2014, na Associação Chico Lisboa, em 2014; 10ª Edição da Arte+Arte: Visões da Liberdade, no Memorial do Rio Grande do Sul, em 2014; XIV Edição da Exposição O Pote, na Casa de Cultura Mario Quintana, em 2008; Mostra Fotográfica O Mistério da Fé, na Usina do Gasômetro, em 1993. Participou dos salões: 20˚ Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre,  em 2014; Salão do Atelier Livre, na Usina do Gasômetro, em 2007.

Luiz Alberto Santos Rodrigues – Beto Rodrigues (POA/RS, 1962) é formado em Jornalismo (IPA, 2013) e especialista em Jornalismo Digital (PUC, 2017). É fotógrafo profissional há mais de 25 anos. Suas principais exposições foram: Milagres, no Centro Cultural CEEE  Erico Verissimo, em 2017; Mosaicografia, no Largo Glênio Peres, em 2016; Artecidade, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em 2012; O Mistério da Fé, no Espaço Cultural Usina do Gasômetro, em 1993.
Os artistas estarão no local da exposição para conversar sobre a obra e distribuirão 100 pérolas de cerâmica por dia em diferentes horários, entre os dias 05 e 07, durante a programação da Virada Sustentável.
Serviço
– O que: Pérola Mãe, intervenção de artes visuais na Exposição “Os ODS na Virada”
– Onde: Orla Moacir Scliar (Gasômetro)
– Quando: Inauguração 05 de abril de 2019 às 18h

Deixe uma resposta