Prêmio Aliança Francesa e individual de David Ceccon, na Pinacoteca Aldo Locatelli

Na terça-feira, 23 de julho, às 19h, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10) inauguram as exposições Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e BIO-I, do artista David Ceccon. A entrada é gratuita.
Mostra Coletiva
Com curadoria de Diego Groisman, a mostra reúne obras de dez artistas selecionados por um júri brasileiro, composto por Adriana Boff, Bruna Fetter, Diego Groisman, Paulo Miyada e Patrice Pauc e um júri francês do Centre Intermondes, representado por Edouard Mornaud e Flavie Monnier.
Os artistas que integram a mostra são Alexandre De Nadal, Bruno Eder, Camila Proto, Francine Lasevitch, Henrique Fagundes, Joana Burd, Letícia Lopes, Marcelo Chardosim, Oendu de Mendonça e Vitória Macedo.
Em sua terceira edição, o Prêmio busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, com a missão de dar apoio e incentivo para artistas em início de carreira.
A mostra tem entrada franca e ficará aberta para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli no Porão no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10) até 4 de outubro.
Vencedores 
Letícia Lopes (1º lugar), Alexandre De Nadal (2º lugar) e Marcelo Chardosim (3º lugar).
Letícia foi premiada com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 8 mil como incentivo à produção da artista, ajuda de custo para o período da estadia em La Rochelle de R$ 3 mil, além de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre. A residência está programada para os meses de agosto a setembro de 2019. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa de Porto Alegre.
O segundo e o terceiro lugares também serão premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa de Porto Alegre.
O evento é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes e da Prefeitura de Porto Alegre.
Exposição BIO-I 
Individual do artista visual David Ceccon, vencedor da segunda edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, será apresentada na Sala da Fonte, também na Pinacoteca Aldo Locatelli.
A exposição reúne os trabalhos desenvolvidos durante a residência no Centre Intermondes (La Rochelle, França) em 2018, na qual o artista voltou a sua pesquisa para as temáticas de  gênero, identidades, autorrepresentação e ficção no espaço digital.
David Ceccon (1992) vive e trabalha em Porto Alegre. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolve seu trabalho através de diferentes mídias, como gravura, pintura, cerâmica, objeto e fotografia. Também utiliza o ciberespaço e as redes sociais como fonte de criação para experimentação artísticas.
Em sua poética, interessa-se pelas ambiguidades das relações humanas e pelos mecanismos de construção, fragmentação e dissolução das identidades e sujeitos na sociedade contemporânea. Utilizando-se de conceitos como diferença, pós-identidade, autorrepresentação, reprodutibilidade, autobiografia e autoficção, explora os modos pelos quais performamos nossas existências sobre o mundo e transita por questões que tangem o biológico, o cultural, o fictício, o real e o virtual.
Durante a graduação, David Ceccon foi bolsista PIBIC-CNPq/UFRGS (2012-2017). Também cursou bacharelado em Letras na UFRGS entre 2009 e 2012. Estudou atuação e técnicas de expressão corporal na Escola de Teatro Teatraria entre 2015 e 2017. Foi contemplado com o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea (2018), com o Prêmio IEAVI (2015) e com o Prêmio Açorianos nas categorias Artista Revelação e Destaque em Gravura (2016).
 
Serviço
3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea
BIO-I, individual de David Ceccon
Abertura: terça-feira, 23 de julho de 2019, 19h
Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10)
Visitação: de 24 jul a 4 out 2019
Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Contatos: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289 8292
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paulinho Beccon
Jornalista – Comunicação Social SMC
(51) 3289 8020
(51) 98114 9311
 
 

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

ResponderResponder a todosEncaminhar

Deixe uma resposta