Programação especial comemora o Dia Internacional da Mulher, na CCMQ

Giane Vargas. Donas da História. video reproducão. /Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou uma agenda toda especial para o Dia Internacional da Mulher. A programação do Dia 8 de Março culmina com as atividades de encerramento da exposição Donas da História, que desde o início de fevereiro ocupa o Espaço Oliveira Silveira, no 5º andar do complexo cultural (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).

A mostra fotográfica destaca a trajetória de 16 mulheres negras gaúchas, oito delas vivas e atuantes. A celebração do Dia Internacional da Mulher tem ainda a abertura da exposição do Coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo e o lançamento de novo vídeo no YouTube da CCMQ, com show de Viridiana, convidada do mês de março do Projeto Música no Terraço.

Às 18h, na Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ, acontece uma sessão comentada do documentário Donas da História, produzido pela equipe de comunicação do Palácio Piratini, com direção de Deborah Anttuart, Mateus Gomes e Valentina Mombelli. O documentário reúne depoimentos das mulheres negras homenageadas que permanecem em atividade. A produção foi lançada em novembro último, por ocasião das comemorações dos 100 anos da sede do Governo do Rio Grande do Sul, onde estreou a exposição Donas da História. Após a sessão comentada, acontece uma visita mediada à mostra.

Viridiana-transfusão-Foto; Lau Baldo/ Divulgação

Também no Dia 8 de Março, o canal do YouTube da CCMQ tem lançamento de mais um vídeo do Projeto Música no Terraço. A convidada do Mês da Mulher é Viridiana, multiartista trans porto-alegrense. O álbum autoral de estreia (Transfusão), selecionado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura-RS), programa da Sedac, e pelo edital Natura Musical, mescla referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante.

Ainda no Dia 8 de Março, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), a CCMQ abre a exposição do Coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo. A mostra valoriza a presença feminina na fotografia, reunindo imagens de mulheres e suas lutas. Contando ainda com atividades paralelas a serem divulgadas, a mostra do Coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo permanece aberta à visitação até o final do mês de abril na Fotogaleria Virgílio Calegari, no sétimo andar da CCMQ.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher na CCMQ

Sessão comentada do documentário Donas da História
Onde: Cinemateca Paulo Amorim (térreo da CCMQ)
Horário: 18 h (Após a sessão, acontece uma visita mediada pela exposição.)

Lançamento do vídeo de Viridiana | Projeto Música no Terraço
Onde: Youtube da CCMQ
Horário: a partir das 20 h

Fotografia e Feminismo/ Divulgação

Abertura da mostra fotográfica do Coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo
Onde: Fotogaleria Virgílio Calegari (7º andar da CCMQ)
Horário: a partir das 10 h

Deixe uma resposta