A Cantata Sete Povos, suíte composta pelo músico gaúcho Raul Ellwanger (compositor, cantor e violonista), será apresentada no Clube de Cultura dia 1º de dezembro. A obra, com doze canções, inspira-se na saga dos Guarani nas Missões Jesuíticas, situadas no Noroeste do Rio Grande do Sul, entre os séculos XVII e XVIII.

O espetáculo integra a programação do projeto A Voz da Aldeia, aprovado pelo edital emergencial da Lei Rouanet RS, dentro do Programa Retomada Cultural RS, criado pelo Ministério da Cultura, devido à enchente de maio de 2024, e foi selecionado para ser patrocinado pelo Itaú Unibanco.
O projeto busca promover a cultura dos povos Mbyá Guarani, com ênfase na comunidade Tekoa Pekuruty, localizada às margens da BR 290, em Eldorado do Sul, RS, diretamente atingida pela enchente de maio de 2024.
A programação reúne exposição, apresentação do espetáculo musical e Roda de Conversa.
Onde: Clube de Cultura – Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim – Porto Alegre
Data: 1º. de dezembro de 2025
17h – Exposição e venda de artesanato Mbyá Guarani
20h – Raul Ellwanger apresenta Cantata Sete Povos
Raul Ellwanger (voz) – Thiago Colombo (violão)
Ingresso Solidário: R$ 30,00
Informações e venda dos ingressos: WhatsApp: (51) 99242-9974
(O valor será destinado integralmente para as aldeias participantes do projeto).
Após o show haverá a Roda de Conversa intitulada A situação dos Povos Indígenas no RS
Painelistas convidados: lideranças Mbyá Guarani e Kaingang e professores das escolas das aldeias.
Roteiro Cantata Sete Povos
Suíte popular de 12 canções, que conta a saga das comunidades Guarani e padres jesuítas, nos séculos XVII e XVIII, na região das “Misiones”, no Noroeste do atual Rio Grande do Sul.
1-Invocação Guarani
2-Bate o Enxadão
3-Indiozinho Sepé
4-Busca da Terra sem Males
5-O Homem de Roma
6-Tapera e Aldeia
7-Alférez de São Miguel
8-Réquiem da Traição
9-Guerra nas Vacarias
10-Chacina do Caiboaté
11-Herança Missioneira
12-Brado Guarani
A Cantata Sete Povos, por Raul Ellwanger
Procura retratar o apogeu da jornada de jesuítas e guarani no Rio Grande Sul entre 1680 e 1755, evento de longa duração que é um dos fundamentos de nossa própria existência e personalidade social.
Está formatada em doze canções que se inspiram em ritmos sul-americanos, na tradição da Misa Criolla de Ariel Ramirez, na Missa Luba, na Missa da Terra-Sem-Males de D. Pedro Casaldáliga, na própria forma suíte da música erudita. Não está feita com gêneros folclóricos exclusivamente brasileiros, em atenção a que essa saga sóciocultural abrangia o âmbito americano em seu conjunto, com suas toadas, milongas, chacareras, chimarritas.
O modelo literário se compõe de doze momentos, como se tratasse de doze “cenas históricas” em uma arquitetura de canções independentes que se unem, apoiam e iluminam, fazendo um arcabouço claro e mesmo pedagógico. Descrevem a infância, o trabalho, as crenças, os hábitos e saberes, as contradições, a interação entre europeus e americanos, a ameaça das coroas ibéricas, a resistência de indígenas e curas, as batalhas, a longa lista de heranças deixadas a nós, a vitalidade de um “corpus” que é raiz fundadora de toda a região dos Rio da Prata e Uruguai.
Realizei de forma pessoal uma gravação da Cantata Sete Povos, plasmada num suporte CD onde se incluem também arquivos digitalizados com partituras e cifras completas para quinteto (violinos, clarone-clarinete, viola, acordeão, violão), gravação feita com músicos da OSPA. Trata-se de uma mostra, apenas.
Focando no quarto centenário do início da radicação dos jesuítas nestas regiões a oriente do Rio Uruguai, a Cantata Sete Povos pode ser apresentada apenas por um único músico solista ou chegando até uma orquestra sinfônica, caso em que se cogita em novos arranjos adequados, com alguns intérpretes vocais convidados. Armar esta Cantata Sete Povos num arcabouço sinfônico permitiria sua utilização em eventos cívicos que permearão o ano de 2026 com esta temática. Por se adaptar a diferentes formatos, pode ser utilizada desde pequenos eventos didáticos até apresentações em praças públicas e grandes cenários.
Acessar em: https://www.raulellwanger.com.br/copia-cantata-2
Equipe do Projeto:
Produção: Leandro Nunes
Assistente de Produção: Elaine Regina
Assessoria Intercultural: Artemio S. Marques e Márcia Tomazzoni
Assistente de Produção oficinas: Everton Kniphoff
Assistente de Produção Show: Anderson Gomes
Iluminador: João Fraga
Assessoria de Imprensa: Dinorah Araújo
Fotografia/Audiovisual: Alexandre Oliveira
Divulgação Midias Sociais: Tamires de Moraes e Karen Aguiar
Acessibilidade/Libras Show: Maysa Velasco e Dully Gunther
Instagram @avozdaaldeia.2025
