Tabajara Ruas escolhido o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

O escritor Tabajara Ruas. Foto: Alex Rocha PMPA/ Divulgação

No dia do seu aniversário, completou 81 anos nessa quinta-feira, o escritor e cineasta Tabajara Ruas foi anunciado o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega. A escolha da Câmara Rio-Grandense do Livro aconteceu em coletiva de imprensa. Apesar de ter formação como arquiteto, o profissional ficou mais conhecido pela produção na Literatura e no Cinema.

Ao todo, são 11 livros publicados no Brasil e traduzidos em 10 países. Entre eles, ‘A região submersa’ (1978), ‘Netto perde sua alma’ (1995), ‘O Fascínio’ (1997) e ‘Detetive Sentimental’ (2008). O autor ainda publicou as obras infanto-juvenis, como a trilogia ‘Diogo e Diana’, escrita em parceria com Nei Duclós, e as novelas ‘Gumercindo’ e ‘Minuano’ – que recebeu o ‘Troféu Açorianos’ de Melhor Obra Juvenil, em 2014.

 Atuando com o audiovisual desde 1978, como diretor, roteirista e produtor, ele adaptou, junto de o cineasta Beto Souza a obra ‘Netto perde sua alma’, em 2001, que recebeu no Festival de Cinema de Gramado o Kikito de Melhor Filme. ‘Anahy de las Misiones’ e ‘O Tempo e o Vento’ também recebem a sua assinatura. Assim como o documentário longa-metragem ‘Brizola – Tempos de Luta’ e ‘Os Senhores da Guerra’ – que recebeu o Prêmio Especial do Júri e de melhor Atriz Coadjuvante.

 Tabajara Ruas disse que “é o sonho de todo escritor gaúcho ser patrono da Feira do Livro e eu não sou diferente. Faremos um bom trabalho nesta feira no sentido de promover o livro, atrair leitores, principalmente a juventude”, explicou. Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a escolha é uma homenagem ao escritor que ajuda a formar a identidade gaúcha. “É uma grande honra poder reconhecer na Feira do Livro esse autor que é um dos pilares da literatura e cultura brasileira, que traz em suas obras o amor e o carinho pelo nosso Estado.”

Quem é o patrono

Nascido em Uruguaiana, em 1942, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Entre as distinções recebidas estão a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador; a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa; o ‘Prêmio Erico Verissimo’; a Medalha do Mérito Farroupilha; o Troféu Guri; e o título de cidadão de Porto Alegre. Em 2020, foi agraciado com o Troféu Escritor do Ano do ‘Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras’.