Ato em defesa das fundações públicas recebe centenas de apoiadores

Nelson Coelho de Castro levou seu apoio/fotos Patrícia Marini/JÁ

“Vivemos um momento de desinteligência, de constrangimento, em que as couraças da indiferença ou da estupidez se negam o diálogo. Mas não podemos desistir”. Assim falou Nelson Coelho de Castro já no encerramento.
Foi um longo evento: das duas da tarde até o cair da tarde de domingo, centenas de pessoas passaram em frente à entrada do Jardim Botânico de Porto Alegre, onde também funciona o Museu de Ciências Naturais.

Tarde na entrada do Jardim Botânico, em defesa das fundações
Tarde na entrada do Jardim Botânico, em defesa das fundações

Foi ao som de canções como “Índio”, de Caetano Veloso, interpretado com graça pelo quarteto feminino liderado por Monica Tomasi que centenas de pessoas se manifestaram ao longo da tarde deste domingo (11 de dezembro) contra os projeto de lei do governo do Estado que extinguem 9 fundações públicas do Rio Grande do Sul e tramitam na Assembleia Legislativa em regime de urgência.
O Jardim Botânico e o Museu, assim como o Jardim Zoológico, são mantidos pela Fundação Zoobotânica (FZB), uma das nove ameaçadas de extinção pelo pacote proposto pelo governador José Ivo Sartori.
jardim-botanico-evento2Foram mais de dez atrações musicais em shows que se estenderam até o cair da tarde. Em vários momentos, embalados por samba, bossa nova ou blues, os servidores tomaram conta da avenida Salvador França, interrompendo o trânsito por alguns instantes para entregar panfletos. Motoristas buzinavam em apoio aos manifestantes, muitos abaixavam os vidros ou desciam dos carros para cumprimentar os servidores e não faltou inclusive quem erguesse o punho para fora da janela em sinal de resistência.
jardim-botanico-evento4“Essas manifestações de apoio são muito importantes para nós, porque mostram que a comunidade está do nosso lado, defendendo o patrimônio científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Sul”, celebrou a presidente da Associação dos Funcionários da FZB, Josy Matos.
Entre o público presente, havia inúmeros apoiadores: cientistas, ambientalistas, músicos, profissionais liberais e intelectuais estavam lá.
Um deles era o escritor e pesquisador em literatura Luis Augusto Fischer, que foi patrono da Feira do Livro em 2013: “Como eu frequento muito esse lugar, inclusive com as minhas crianças, eu sei o trabalho enorme que tem a Fundação Zoobotânica. Aqui se estuda a biologia da nossa região, há um trabalho de produção de mudas para repor em toda a cidade… é um negócio realmente maravilhoso que foi criado há mais de cinquenta anos”, observou.
Fischer gravou um vídeo em apoio à causa, acompanhando a atitude de vários outros apoiadores que estavam no local como os músicos Marcelo Delacroix e Oly Júnior. “Estamos muito gratos por este apoio da classe artística, é bonito ver as pessoas se envolvendo”, sublinhou Josy.
jardim-botanico-evento3
O deputado Pedro Ruas participou do evento e convocou cidadãos comprometidos com a manutenção das fundações a ocuparem de forma permanente a Praça da Matriz, onde já está montado um piquete dos servidores desde o dia em que o pacote de Sartori foi anunciado, no dia 21 de novembro: “Precisamos lotar a praça e mostrar ao governador e aos parlamentares que a população está atenta e vai cobrar de seus representantes uma postura de respeito com o Rio Grande do Sul”.

Deixe uma resposta