Felipe Uhr
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizará um audiência pública que discutirá a situação do zoológico de Sapucaia do Sul. O debate, proposto pelos deputados Altemir Tortelli (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB), ocorre no próximo dia 3 de junho às 10h30 no plenarinho da Casa.
A informação de que o governo do Estado estuda privatizar autarquias e empresas públicas – entre elas, o zoo – para reduzir o tamanho – e o gasto do Tesouro gerou preocupação na bancada oposicionista.
“Queremos compreender quais possibilidades o governo pode apresentar” afirmou Tortelli.
Embora a justificativa seja a delicada situação financeira do Estado, o parlamentar não descarta uma eventual pressão do setor imobiliário para que a área seja vendida. “São 160 hectares”, explica.
Há também uma preocupação com os funcionários, que poderiam perder o emprego caso a iniciativa privada assumisse o controle do lugar.
O zoo de Sapucaia possui cerca de mil animais sob seus cuidados. Tortelli argumenta que o espaço pode ser utilizado para lazer e para a pesquisa ambiental, além de servir à preservação da fauna e da flora do Estado. A privatização, portanto, não seria aceitável. “O cidadão merece lugares para lazer com sua família”.
Estão convidados para a audiência pública representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente, Casa Civil, Fazenda, além de funcionários do parque, dirigentes da Fundação Zoobotânica e a comunidade em geral.
Até mesmo o governador José Ivo Sartori foi chamado. “Seria muito bom se ele estivesse presente para essa importante discussão” provoca o deputado.
Audiência pública discutirá rumos do zoológico de Sapucaia do Sul

Cerca de mil animais habitam o zoológico de Sapucaia do Sul | Sergio Bavaresco/Divulgação