Em nota alusiva ao Dia da Imprensa, neste 1 de junho, a Associação Riograndense de Imprensa faz um chamamento aos profissionais e empresas para “transformar em oportunidades as ameaças ao jornalismo independente”.
A nota assinada pelo presidente da ARI, Luiz Adolfo de Souza, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, João Batista Filho, lembra que o primeiro jornal brasileiro, o Correiro Braziliense nasceu no exílio (em Londres) em 1808, para fugir à censura régia.
Eis a integra:
CONVERGENCIA PELA DEMOCRACIA
O ofício do jornalismo e a atividade da comunicação necessitam ampliar a convergência indispensável ao enfrentamento dos novos desafios representados pela proliferação de notícias falsas pelos novos hábitos de consumo de informação e pela polarização das manifestações repressoras e autoritárias sobre temas de grande interesse para a sociedade brasileira.
Também é preciso seguir atuando contra tentativas espúrias de cerceamento da liberdade de imprensa, garantia constitucional seguidamente atacada por interesses políticos e econômicos dissociados do ideal democrático.
Nesse contexto, a Associação Riograndense de Imprensa destaca a celebração de mais um Dia Nacional da Imprensa, neste 1o de junho, como momento para o jornalismo profissional e independente transformar tais ameaças em oportunidades.
A Lei Federal 9.831, sancionada em 13 de setembro de 1999, homenageia Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça e seu Correio Braziliense.
Este jornal, impresso em Londres a partir de junho de 1808, chegava ao Brasil Colônia na clandestinidade e era perseguido pela Censura Régia.
Apoiada também na Lei Estadual 11.300, de 29 de dezembro de 1998, a ARI promove a Semana Hipólito da Costa entre 1° e 7 de junho.
Entendem o seu Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva que os eventos organizados para registrar a data oferecerão à população gaúcha uma oportunidade de reflexão sobre a importância da prática jornalística livre e responsável como garantia da democracia e dos direitos dos cidadãos.
Porto Alegre, 1o de junho de 2019
Luiz Adolfo Lino de Souza Presidente da Diretoria Executiva
João Batista de Melo Filho Presidente do Conselho Deliberativo
Aprovada em reunião do Conselho Deliberativo realizada em 30/05/2019