O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou em palestra na Associação Comercial de Porto Alegre, que parte da área de dois hectares do Cais Mauá, ao lado da à Usina do Gasômetro, será aberta ao público em 26 de março, aniversário da Capital Gaúcha.
O espaço contará com estacionamento para 600 veículos, áreas de gastronomia, quadras de beach tênis e bancos para apreciar o pôr do sol.
Será temporário, por quatro anos, até que todos os armazéns sejam revitalizados e se chegue à execução do projeto original, que prevê shopping e torres comerciais.
Com a entrega da primeira fase, a expectativa é que seja criada uma demanda que facilite a comercialização mais acelerada dos armazéns e do projeto completo.
Para o diretor-presidente do Consórcio Cais Mauá, Eduardo Luzardo, existe uma expectativa da população de Porto Alegre pela abertura dos portões do Cais Mauá.
“Uma pesquisa mostra que 99% da população nunca entrou na área dos armazéns. Por isso, nossa preocupação de entregar esse projeto piloto o mais rápido possível.”
Atualmente, o objetivo do Consócio Cais Mauá é a captação de recursos de investidores. “Depois de tantos anos o projeto ficou desacreditado, mas a força da prefeitura e do governo Estado acelerou o processo”, afirma Luzardo.
Sua expectativa inicial é que dentro do prazo de quatro anos, obtenha recursos junto a empresas privadas para a restauração dos armazéns do cais, que é a primeira fase.
Depois dessa etapa será feita a captação de recursos para a viabilização de um shopping center na área a lado da Usina do Gasômetro, que poderá ser no modelo a céu aberto.
Um shopping naquele local é muito contestado pelos críticos do projeto Cais Mauá. Além disso, serão captados recursos também para a construção de duas torres comerciais do outro lado do Cais, próximas da Rodoviária.