A prefeitura informou que “vai mantar nesta segunda-feira, 6, o esquema especial para o transporte coletivo”, adotado desde quinta-feira quando os funcionários da Companhia Carris entraram em greve parcial.
Os funcionários protestam contra o projeto de privatização da empresa, que responde por 22% do transporte coletivo em Porto Alegre. O projeto é motivo de polêmica e está na Câmara Municipal para ser votado.
“Para atender os usuários das linhas de ônibus da Capital em razão de manifestação de rodoviários da Carris, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai manter, nesta segunda-feira, 6, o esquema especial para o transporte coletivo.
A operação, que já garantiu 100% de atendimento das linhas da Carris na última sexta-feira, 3, ocorrerá ao longo de todo o dia e a noite, com parte das linhas de ônibus operadas pelos consórcios privados.
A Carris vai atender a T3, T9, T13, 353, T2, T5, T7, T8, 375, T2A, T11A e T12A, enquanto as outras linhas da companhia serão atendidas pelos consórcios Viva Sul, Leste e MOB.
As linhas de lotação estão liberadas para circular com passageiros em pé no interior dos veículos.
A prefeitura monitora a circulação e o atendimento aos passageiros de ônibus desde as primeiras horas da manhã. As informações sobre a situação do transporte e trânsito serão divulgadas em tempo real no twitter da @eptc_poa.
Veja como vai funcionar:
Consórcio Viva Sul: T11, T12
Consórcio Via Leste/Mais:T6, 343
Consórcio MOB: T4, T1
Cia. Carris: T3, T9, T13, 353, T2, T5, T7, T8, 375, T2A, T11A e T12A
Garantia do atendimento – A Justiça do Trabalho determinou, na última quinta-feira, 2, que os trabalhadores da Carris mantenham, no mínimo, 65% da frota em operação durante a greve. A decisão, do desembargador federal do Trabalho Francisco Rossal do Araújo, aplica multa diária de R$ 20 mil ao sindicato da categoria em caso de descumprimento.
( Com informações da Assessoria de Imprensa)

Deixe uma resposta