“Cozinheiros do Bem” apresentam projeto de voluntariado social a Eduardo Leite

 

Fotos: Rodolfo Ribas/ JÁ Porto Alegre

O grupo de voluntários “Cozinheiros do Bem” promoveu hoje almoço e a entrega de ranchos de alimentos para famílias carentes, no Centro Vida, na avenida Baltazar Garcia 2132, na Zona Norte da capital.

O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) que após a entrega das cestas básicas, foi convidado pelo criador do grupo de cozinheiros, Júlio Ritta, para almoçar e conhecer o projeto de voluntariado.

O Cozinheiros do Bem foi criado em 2015, com o propósito de alimentar moradores de rua e pessoas em situação de carência material. Já contabiliza a distribuição de mais de 100 mil toneladas de alimentos e mais de 1, 3 milhão de marmita.

No seu material de apresentação, o grupo idealizado e liderado pelo chef Júlio Ritta, explica que “leva para a rua o conceito comfort food, a memória afetiva despertada por um prato de comida.”

“Mas não é simplesmente alimentar moradores de rua. A comida é quentinha, feita ali mesmo, em uma ilha montada sob o viaduto, num grande restaurante ao ar livre, e entregue por voluntários que movem um dos grupos que mais ajuda pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social no Brasil”, diz Ritta.

Atualmente, o projeto conta com 300 voluntários inscritos. Destes, 30 atuam nas ações, para manter os protocolos em função da Covid. Nos locais onde as ações ocorrem, sempre às quartas-feiras de forma itinerante e aos sábados sob o viaduto da Conceição e nas comunidades, os voluntários montam as ilhas, as churrasqueiras, os fogareiros e realizam todo o processo do preparo ali mesmo. Hoje, a média de atendidos é de cerca de 1 mil por ação, mas o projeto já serviu churrasco para mais de 3 mil pessoas em um evento de Natal.

 

Deixe uma resposta