Depois de 16 meses interditado, Viaduto dos Açorianos está aberto ao trânsito

O prefeito Sebastião Melo e o secretário de Obras, Pablo Mendes Ribeiro chegaram cedo para  retirar os cones e faixas que bloqueavam as vias de acesso ao Viaduto dos Açorianos, no centro de Porto Alegre.

Foram 16 meses de interdição,  após vistorias técnicas da prefeitura que constataram um grave dano estrutural no viaduto entre a parte superior da estrutura e o solo.

Na obra, iniciada em fevereiro deste ano, o viaduto teve a recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto, bem como de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram substituídos ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água.

O custo da obra é de R$ 1.5 milhão.

“Contratamos a empresa executora, e com o apoio dos servidores, de toda a equipe da Prefeitura e de nossos parceiros, executamos e concluímos essa obra que hoje estamos entregando” explicou o  prefeito.

Como fica o trânsito – Com o fim da obra de recuperação estrutural, o viaduto está liberado para o trânsito de veículos. Os condutores que se deslocam no sentido Sul-Norte, pela av. Praia de Belas, podem cruzar a av. Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro. Da mesma forma, veículos que vêm da região central da capital, poderão seguir pela av. Borges de Medeiros em direção à Zona Sul.

“Com a entrega, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças leste e oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço manutenção do viaduto”, destaca o diretor-técnico da EPTC, Flávio Caldasso. Os cruzamentos criados também serão desfeitos e os dois semáforos instalados para as alterações, serão retirados. Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, até então foram implantadas 41 placas (incluindo placas aéreas) e realizados 405 m² de pintura em sinalização viária.

Na noite desta segunda-feira foram realizadas mais alterações na sinalização horizontal atual e, posteriormente à liberação, será complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da av. Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao Viaduto.

Mapa: divulgação/PMPA

*Com informações da Prefeitura

 

Comentários

Deixe uma resposta