Carolina Chiao, CEO da Metalúrgica Fimac, de Gravataí foi a escolhida para representar as 52 mil indústrias gaúchas na campanha institucional lançada nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Rio Grandedo do Sul.
Nas peças publicitárias que começam a ser veículadas nos principais meios de comunicação. Carolina narra na primeira pessoa sua trajetória que “reflete a diversidade do setor industrial gaúcho”.
Ela tem 41 anos e é filha de imigrantes chineses que chegaram ao Brasil em 1981. Em 2010, com a morte do irmão que dirigia a empresa da familia, assumiu como gestora e transformou uma pequena fábrica num polo de inovação.
Ela conta que nos primeiros anos, o faturamento era baixo, os custos altos e as entregas atrasavam. Em seu segundo ano à frente da Fimac, conseguiu zerar os atrasos e, progressivamente, estabelecer uma cultura de excelência. Hoje a Fimac é um exemplo.
A campanha do Sistema FIERGS pretende “valorizar a força do setor industrial que responde por 855 mil empregos no Estado”.
A iniciativa busca estimular um novo olhar sobre a indústria, com destaque para sua diversidade e sua importância para o desenvolvimento gaúcho.
“Indústria RS: Feita por muitos. Forte por todos”, resume o conceito que orienta a campanha.
“Queremos mostrar a força da nossa indústria por meio das pessoas que a constroem todos os dias. O nosso setor é um pilar para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e está em constante transformação, sempre buscando inovação e mais competitividade”, diz o presidente Claúdio Bier.
Segundo o diretor de Comunicação do Sistema FIERGS, Nilson Vargas, a campanha busca promover uma nova percepção sobre a indústria gaúcha. “Essa ação estimula um novo olhar sobre o setor como um ecossistema vivo, diverso e essencial para o desenvolvimento do estado. A indústria é feita por pessoas reais, que com seu trabalho transformam o Rio Grande do Sul”.
Além dos anúncios veiculados a partir desta quinta-feira, a ação conta com um site (www.feitapormuitos.com.br) que complementa a estratégia e aprofunda a relevância da indústria gaúcha.
As peças publicitárias valorizam o ecossistema da indústria, com destaque para o empresário, que será o personagem no lançamento da campanha.
A CAMPANHA
A concepção do projeto foi realizada pela Diretoria de Comunicação do Sistema FIERGS, que também criou as peças gráficas.
O desenvolvimento do anúncio de TV ficou sob responsabilidade da produtora gaúcha de filmes publicitários Mythago.
Com direção de cena de Guido Antonini e direção de arte de Bernardo Zortea, os filmes trazem um cenário que é um híbrido entre o real e o simbólico. Um grande estúdio com luzes à mostra, cabos no chão e tripés no fundo.
“Com liberdade para desenvolver e criar em cima da ideia inicial apresentada pela FIERGS, ajustamos algumas coisas, evoluímos outras e saímos de um ‘estúdio com cara de making of’ para um cenário moderno, com iluminações pontuais e aparentes e imagens que foram captadas na própria fábrica da Fimac”, descreve Antonini.