Em entrevista para apresentação do novo presidente do Banrisul, nesta quinta feira, o governador Eduardo Leite disse que o governo do Estado poderá vender ações ordinárias do banco “no limite do controle”, se isso for necessário para concluir o acordo para suspensão da dívida com a União.
Isso significa que o Banrisul poderá negociar até 49% das ações ordinárias (com direito a voto).
Até agora, o governo vendeu ações preferenciais do banco (sem direito a voto).
“Nosso é compromisso de manter o banco público mas diante da necessidade de aderir ao Regime de Recuperação Fiscal estamos analisando todas as possibilidades de ativos para atender as exigências do acordo. A venda de ações ordinárias do Banrisul até o limite do controle, que não abriremos mão, sé uma das alternativas”, disse Leite.
O novo presidente do Banrisul, Claudio Coutinho disse que será feito um estudo analisando essa e outras alternativas de ativos que o banco pode oferecer, mas que a decisão será do controlador, ou seja o governador Eduardo Leite.
Formado em economia e engenharia no Rio de Janeiro, Coutinho é mais um egresso do BNDES a integrar a equipe econômica do governo Eduardo Leite.