Governo federal financia compra de 100 ônibus elétricos para Porto Alegre

Quase meio bilhão de reais serão investidos nos 100 ônibus elétricos que vão renovar a fronta do transporte público de Porto Alegre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico vai financiar a compra de 100 ônibus elétricos para o transporte coletivo de Porto Alegre.

A Câmara Municipal autorizou nesta segunda-feira o prefeito Sebastião Melo a contratar o financiamento no valor de R$ 447 milhões com o banco estatal.

O financiamento integra o programa de Renovação de Frota, cadastrado no Novo PAC Seleções, do governo Federal. Além dos veículos o valor do financiamento inclu a implantação de recarga para os veículos.

Pagos pelo município, os ônibus serão propriedade da prefeitura, que cederá os veículos para uso das concessionárias. Como contrapartida, as empresas se incumbem da manutenção e conservação dos veículos e deixam de incluir a depreciação de seus ônibus no cálculo da tarifa.
O secretário de Mobilidade, Adão de Castro Júnior, diz que esse modelo,  de “subvenção econômica,  já é adotado por outras prefeituras, como São Paulo, por exemplo..

Segundo ele, após o período de vida útil dos ônibus, estimado em 16 anos, o veículo retorna ao patrimônio da prefeitura e pode ser vendido para que os recursos sejam investidos no abatimento da tarifa.
A prefeitura ainda não estimou o impacto da aquisição dos novos ônibus na tarifa do transporte coletivo.