A Policia do Rio está oferecendo recompensa de R$ 2 mil reais para quem ajudar na localização do suspeito de participar do ataque com bombas caseiras à produtora de vídeos Porta dos Fundos, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, na véspera do Natal.
A intenção é receber informações que possam levar ao suspeito. Ele foi identificado como Eduardo Fauzi Richard Cerquise e chegou a publicar um vídeo nas redes sociais falando do ataque.
Em entrevista coletiva, o delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro, titular da 10ª DP, responsável pelas investigações, disse que existe a possibilidade de que ele seja o integrante principal do grupo, sendo o organizador do atentado.
O suspeito é presidente da Frente Integralista Brasileira e filiado ao PSL. Tem 20 anotações criminais por ameaça, lesão corporal, desacato, extorsão e uma relacionada à Lei Maria da Penha.
Em outra, responde por agressão em 2013 ao então secretário de Ordem Pública do Rio, Alex Costa, que levou um soco na cabeça enquanto dava uma entrevista após uma operação contra estacionamento irregular.
O mandado de prisão temporária de 30 dias foi expedido pela Justiça do Rio, atendendo a um pedido do delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro.
Agentes da 10ª DP fizeram, na terça-feira, uma operação de busca, mas o acusado não foi localizado. O delegado afirmou que ele é considerado foragido da Justiça.
O suspeito foi identificado por meio de imagens de câmeras obtidas pela Polícia Civil do Rio, nas vias próximas à produtora. Os outros quatro integrantes do grupo ainda não foram identificados..
O homem identificado é acusado de tentativa de homicídio qualificado, uma vez que o vigia da produtora foi atingido no momento em que as bombas foram lançadas na entrada da casa e ainda por crime de explosão.
O Portal dos Procurados destacou que quem tiver qualquer informação a respeito da localização do homem identificado pela polícia e também dos envolvidos no ataque, pode fazer denúncia pelo Whatsapp do Portal dos Procurados (21) 98849-6099; pelo Facebook; pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou pelo Aplicativo para celular do Disque Denúncia. As informações sigilosas sobre o caso serão encaminhadas para 10ª DP.
Visivelmente transtornado, Eduardo Fauzi Richard Cerquise divulgou um vídeo na internet onde diz que a “era PT” enriqueceu Gregório Duvivier e Fábio Porchat, humoristas que protagonizam a esquete de Natal, que foi alvo de boicote por grupos conservadores.
“O Porta dos Fundos deixa ainda mais pobre uma multidão de brasileiros que já é miserável, num país com 14 milhões de desempregados herdados justamente da era PT, que foi o que enriqueceu o Porta dos Fundos, Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Lava Jato, Lei Rouanet, pa pa pa”, diz.
No vídeo, Fauzi está andando por um quarto onde se vê enfeites de Natal. O atentado ocorreu justamente no dia 24 de dezembro, véspera da festa natalina, em que cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo.
“Quando o Porta dos Fundos detrata, esmaga, espezinha o nome do nosso senhor Jesus Cristo, ele está maltratando milhões de pessoas que têm na fé em Cristo a sua principal riqueza”, diz o acusado, que fez parte da Federação Integralista Brasileira (FIB) e é adepto das ideias do guru Olavo de Carvalho.
Em tom profético, Fauzi, que possui mais de 15 registros criminais, pede orações para ele próprio e classifica os humoristas do Porta dos Fundos como “criminosos, marginais, são bandidos”, após dizer que Jesus não é um “revolucionário”.
“Jesus Cristo não é um símbolo, uma figura histórica, um revolucionário. Jesus Cristo é Deus, que ressuscitou na carne e no sangue e está sentando num trono e regendo o universo”.
(Com informações da EBC e da Fórum)
Polícia oferece recompensa para localizar suspeito do ataque à Porta dos Fundos
