O ministro dos Transportes, Renan Filho, participa nesta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu, do leilão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé, que liga Brasil e Argentina.
Uma das principais ligações rodoviárias entre os dois países, a ponte possui 15,62 quilômetros e responde por 23% do comércio entre Brasil e Argentina, além de quase 40% das transações com o Chile.
A concessionária vencedora do certame irá investir US$ 99 milhões em melhorias, como a recuperação da estrutura, dos acessos à ponte e do centro de fronteira, além da ampliação das instalações de processamento aduaneiro.
Devido à especificidade do projeto, que envolve dois países e é regido por um acordo internacional, o critério de leilão será o de maior valor de outorga e não o menor valor de Tarifa Básica de Pedágio, adotado como padrão pelo Ministério dos Transportes, segundo a política pública estabelecida pela Portaria 995.
Durante o período de concessão, moradores locais e usuários dos ônibus da região irão pagar tarifas reduzidas, facilitando a mobilidade e o acesso aos serviços.
A sessão pública também será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério dos Transportes no Youtube.
A Ponte Internacional da Integração, também conhecida como ponte internacional São Borja – Santo Tomé, é uma ponte sobre o Rio Uruguai, que liga os municípios de São Borja no Brasil e Santo Tomé na Argentina. Através da Ponte da Integração é possível visitar a República Argentina e desfrutar de excelentes atrações. Em Santo Tomé, por exemplo, há diversos passeios e lugares que valem a pena conhecer.
​A ponte possui 1.400 metros de extensão e 14 quilômetros de acessos. O projeto foi desenvolvido como experiência pioneira de aduana integrada na América Latina, através de parceria entre Brasil, Argentina e iniciativa privada. Pela Ponte da Integração, a circulação de cargas é principalmente de automóveis e peças automotivas.
Pedágio adm pela Mercovia S.A.