Porto Alegre e mais quatro regiões entram em bandeira vermelha

Em Porto Alegre a meta é diminuir o número de pessoas em circulação, diz a prefeitura. Maria Ana Krack/PMPA

Com a piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, o governo gaúcho anunciou neste sábado, 20/06, que cinco regiões migraram para bandeira vermelha do sistema de Distanciamento Controlado. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças.

O número de novas hospitalizações por Covid-19, nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior, apresentou aumento de 55%, passando de 320 para 496. O mesmo se observa com o número de internados em leitos clínicos, que passou de 254 para 386 internações – crescimento de 52%.

Oito regiões tiveram piora na classificação final e terão maiores restrições de suas atividades. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que estavam em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foram para vermelha (risco alto). E três, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, passaram de amarela (risco baixo) para laranja (médio).

Já quatro regiões tiveram redução de risco: Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha após revisão de dados pelo governo, apresentaram melhora em indicadores e migraram para bandeira laranja. As regiões de Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para amarela.

O mapa preliminar foi divulgado pelo governador Eduardo Leite, mas os municípios podem, conforme os novos ajustes na sistemática do modelo, apresentar recurso em até 24 horas (18h de domingo). Na segunda-feira (22/6), o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho.

Marchezan avisa que vai restringir atividades

 

Na capital, o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registrado nos últimos 7 dias apresentou um crescimento de 54%, passando de 89 para 137.

Com isso, o prefeito Nelson Marchezan anunciou em suas redes sociais que pretende diminuir o comércio e a circulação de pessoas nas ruas. “A prefeitura vai fechar, a partir desta segunda-feira, 22, o comércio de Porto Alegre, mantendo abertos apenas os estabelecimentos e serviços expressamente autorizados, restaurantes até 17 h, além dos autônomos e microempreendedores individuais”, escreveu no Twitter.

“Os motivos levados em conta são o rápido avanço da ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas. Nenhum lugar do mundo conseguiu frear o avanço da doença sem evitar circulação de pessoas e restringir atividades econômicas”, completou Marcehzan.

Uma live será realizada neste domingo pelo prefeito para esclarecimentos das medidas. Será às 15h pelo endereço eletrônico: http://Facebook.com/prefpoa

Até este sábado, em todo o Rio Grande do Sul já tinham sido contabilizadas 430 mortes por conta da Covid-19.

Comentários

Deixe uma resposta