Prefeitura de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em aldeia Kaingang

Dezesseis índios testaram positivo para Covid-19 em aldeia na Zona Sul da Capital. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Dezesseis indígenas de uma aldeia Kaingang de Porto Alegre positivaram para Covid-19 em testes PCR realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 22/06, pela prefeitura de Porto Alegre.

O primeiro caso foi confirmado no dia 16 deste mês. Depois dessa ocorrência, a SMS testou 51 integrantes da aldeia que haviam tido contato com o paciente. Desses, 15 testaram positivo para Covid-19.

“Esses indígenas estão em isolamento no interior da aldeia, no prédio da escola indígena, onde a comunidade montou um acampamento para que pudessem permanecer sem contato, a fim de evitar a disseminação do vírus para os parentes”, explica Rosa Rosado, responsável pela Área Técnica da Saúde Indígena na SMS.

O primeiro indígena infectado teve alta hospitalar e retornou à aldeia.

Com o resultado dos testes e a identificação de outros suspeitos com sintomas gripais, a SMS testará todos os integrantes da aldeia, cerca de 200, nos próximos dias.

No país, são 4.185 casos confirmados de Covid-19 entre povos indígenas, com registro de 117 óbitos, de acordo com dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS), órgão responsável pela coordenação à Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas em todo território nacional.

A responsável pela área técnica da SMS, Rosa Rosado, destaca que os indígenas compõem público vulnerável a doenças por infecção respiratória, que são a principal causa de mortalidade entre este público.

Comentários

Deixe uma resposta