Trabalhadores de terceirizada suspendem coleta de lixo por falta de pagamento

Prefeitura realizou com caminhões próprios parte do serviço de coleta de lixo nesta sábado. Foto: Alex Rocha/PMPA

A paralisação dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo domiciliar em Porto Alegre afetou 43 bairros neste sábado,dia 16.

Os funcionários da empresa terceirizada  Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, que opera 80% da coleta em Porto Alegre, alegam que não recebem vale-alimentação há uma semana.

Nesta sábado o prefeito Sebastião Melo anunciou o pagamento na segunda-feira, 18, próximo dia útil, de R$ 500 mil à empresa para que regularize a situação.

Para amenizar os danos da ausência da coleta de lixo o governo montou uma operação para realizar a coleta domiciliar durante o fim de semana.

Durante o sábado, uma equipe de aproximadamente 100 servidores e 35 caminhões próprios fizeram o recolhimento dos resíduos. As coletas automatizadas (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente.

Empresa ainda não entregou documentação necessária 

A Litucera, que realiza o serviço de coleta de resíduos desde junho, sob regime emergencial, ainda não apresentou a documentação prevista no contrato.

A prefeitura disse que irá notificar à terceirizada que apresente o que ainda falta.

“Determinei o pagamento parcial diante da emergência de restabelecer o serviço essencial à população. E a empresa assumiu o compromisso de repassar os valores aos trabalhadores para a retomada o mais rápido possível. Eles ainda tem que comprovar o restante da documentação para as demais quitações do serviço”, afirmou o prefeito.

O valor do contrato firmado em junho foi de R$ 25.038.934,02. A contratação emergencial foi necessária na época devido à suspensão cautelar do contrato que o Município mantinha com a empresa B.A. Ambiente, após outra paralisação dos trabalhadores que ocorreu em virtude de descumprimento da legislação trabalhista.

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