Tribunal lança campanha para combater notícias falsas na eleição

Será lançada nesta terça, 29, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a desinformação: “#EuVotoSemFake”, dirigida ao eleitor que vai votar nas eleições de novembro.

A intenção é chamar  atenção para o papel do eleitor na divulgação de informações verdadeiras durante as Eleições Municipais 2020 e sobre como podem ajudar no combate à informações falsas, evitando compartilhar mensagens duvidosas.

O principal objetivo é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, segundo Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE: “Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, destaca.

As recomendações da campanha aos eleitores são: sigam os canais oficiais do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado; e baixem os aplicativos do TSE, como o e-Título – a versão digital do título de eleitor –, o Mesário – usado para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições – e o Pardal – criado para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

Eleição sem fake nem santinho

Sábado à noite o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, foi à TV falar aos 148 milhões de eleitores brasileiros. Garantiu que, após ouvir “os melhores cientistas do país”, foram tomadas todas as precauções sanitárias, e aconselhou que seja evitada a distribuição de impressos – os tradicionais “santinhos” de campanha, com a “cola” do voto no verso.

Barroso também ressaltou que notícias falsas – as fake news – causam “desisformação e difamação”. “O mal faz mal mesmo a quem o pratica. Jogue limpo”, encerrou.

Assistente virtual

Outro importante aliado na campanha será o assistente virtual via WhatsApp que o Tribunal lançará em breve para esclarecer diversas questões sobre o processo eleitoral.

_________________

JÁ Eleições 2020 – Um guia seguro para o voto em Porto Alegre

Edição impressa dia 5 de novembro. Acompanhe

Comentários

Deixe uma resposta