Trump diz que novos surtos nos Estados Unidos se devem ao aumento de testes

Foto: The New York Times

Espelho em que se mira Jair Bolsonaro, Donald Trump e seu vice Mike Pence estão empenhados em convencer os americanos que o aumento dos testes é a causa real dos novos surtos de coronavírus no país.

O New York Times, o mais influente jornal do país, classificou como “alegação é enganosa”.

Os Estados Unidos lideram o ranking mundial, com 2 milhões de infectados e mais de 115 mil mortes.

Embora o número de novos casos e de mortes tenha diminuido no total nacional, nos ultimos 15 dias, segundo o jornal, houve novos surtos em “pelo menos 14 estados”.

“Gostaria apenas de encorajar todos vocês (…) a garantir e continuar explicando a magnitude do aumento nos testes”, disse Pence em uma das ligações que “vazaram”.

Segundo ele “as taxas de hospitalização podem estar subindo”, pois as pessoas com doenças comuns e cirurgias eletivas estão voltando a buscar atendimento… mas, de acordo com as informações mais recentes, as hospitalizações por coronavírus estão diminuindo em todo o país”.

“Foi uma mensagem enganosa enfatizada publicamente pelo presidente Trump em uma reunião no início do dia”, registrou o jornal.

“Se pararmos de testar agora”, disse Trump, “teríamos muito poucos casos, se houver.”

Lá, como aqui, o presidente e seu vice (que é o chefe da força tarefa de combate ao coronavirus) têm se empenhado em “minimizar a gravidade da pandemia”.

Trump e seu vice também são criticados por aparecerem em atos de campanha sem usar máscara.

 

Deixe uma resposta