A escassez de água e as plantas que podem combatê-la

O pensamento ambiental tem levantado inúmeras questões e, entre elas, a da escassez de água. Existem plantas que ajudam a purificar a água, segundo a ciência. Venha conhecer algumas delas.

O Planeta Terra e o nosso próprio corpo são maioritariamente constituídos por água, sendo este, por isso, um dos elementos mais importantes do mundo. Apesar da sua vastidão, no entanto, a grande maioria das fontes aquáticas não são próprias para serem consumidas. Muita da água que encontramos no planeta é salobra, salgada ou encontra-se contaminada devido à ação humana ou natural.

A falta de água para consumo já é um problema bem antigo para muitos países de terceiro mundo mas, recentemente, também os países de primeiro mundo começam a estar mais atentos a esta realidade, buscando alternativas e soluções que ajudem a criar melhores estruturas para a sobrevivência do homem face aos desafios ambientais.

Hoje em dia, mesmo com as novidades tecnológicas, contrariar as questões relacionadas com o aumento dos índices de poluição e com a redução no número de fontes de água potável, a luta ocidental tem sido pela criação de novas fórmulas para purificar e filtrar as águas existentes, por forma a torná-las passíveis de serem consumidas.

O tratamento das águas tem dependido muito das novas tecnologias e da inovação digital. Ainda assim, a verdade é que os recursos hídricos também podem ser melhorados com a introdução de algumas plantas, com ação purificadora da água. Venha conhecer algumas destas plantas.

1. Moringa
A acácia branca, mais conhecida como moringa, é uma planta proveniente do oriente e que tem uma ação purificadora da água, sendo ainda uma planta altamente nutritiva.
A grande responsável por este processo é a seiva proveniente da trituração da planta; que, quando adicionada à água, permite que esta se torne própria para ingestão.
O processo feito pela planta é bastante equivalente ao da decantação, já que esta planta atrai todas as impurezas da água, deixando-a própria para consumo.

2. Lentilha d’ água
As pesquisas científicas realizadas em torno da lentilha d’ água demonstram que esta planta aquática é ideal para tratar águas e esgotos, devido à sua ação purificadora.
Muitas pessoas confundem a planta com as algas ou o lodo, devido à sua aparência; sendo esta ainda uma planta de fácil proliferação e que pode ser altamente benéfica para filtrar e purificar a água.

3. Alface de água
A purificação das águas é também possível com a alface de água. Esta planta filtra as águas em redor do seu local de crescimento.
É ainda uma planta extremamente nutritiva e que conta com uma vasta lista de benefícios, além da sua ação purificante.

4. Aguapé
A planta aquática aguapé é muito aclamada pela forma como as raízes se tornam abrigo de bactérias favoráveis para a purificação das águas.
As bactérias alojadas nas suas raízes quebram os detritos tóxicos que estão a poluir a água e quebram-nos, fazendo com que a planta possa, posteriormente, absorvê-los.
Assim, ao redor desta planta, a água fica purificada e própria para consumo humano.

 

Deixe uma resposta