Ex-guerrilheiros debatem luta armada no Fórum

Um dos diversos eventos da programação do Fórum Social reúne três ex-guerrilheiros para um debate sobre a luta armada durante o período da ditadura.
Diógenes de Oliveira, Ubiratan de Souza e Ismael de Souza foram militantes da Vanguarda Popular Revulocionário, a VPR.
O cine debate terá também a apresentação do documentário “Ousar Lutar, Ousar Vencer”, que traz memórias, relatos e histórias da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil.
O evento é organizado pelo Programa Correria, responsável também pelo documentário, que tem produção de Guilherme Fernandes de Oliveira e e edição de Lucas Pitta Klein.
Criado em abril de 2015, o Correria é um programa de televisão através do facebook, que aborda temas como a ditadura, a violência policial na periferias e os direitos das mulheres e do povo negro.
Além dos três ex-guerrilheiros que participam do debate, o documentário traz também depoimentos de José Nóbrega, Zenaide Oliveira e Pedro Lobo e de filhas de militantes executados pela ditadura, como Célia Coqueiros e Ñasaindy Barret.
O filme aborda a história dos guerrilheiros, desde a sua origem e do seu treinamento militar em Cuba, passando por assaltos à bancos e ao hospital militar de Cambuci, a bomba no Estadão, o roubo da casa de armas Diana, o sequestro de embaixadores, o “justiçamento” do norte-americano Charles Chandler e a guerrilha no Vale da Ribeira, até a prisão, o exílio e a anistia destes que lutaram e sobreviveram.
A atividade está marcada para o dia 20 de janeiro, no Arco da Redenção.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *