
Nas agências centrais da Caixa e BB, nem mesmo os caixas eletrônicos estão funcionando (Fotos: Naira Hofmeister/Arquivo JÁ)
Naira Hofmeister
Funcionários do Banrisul aderiram à greve iniciada na última semana na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. A decisão foi tomada no início da noite dessa quarta-feira, 4 de outubro, em assembléia realizada na Casa dos Bancários. Os sindicalistas argumentam que não há negociações entre a instituição e os bancários há mais de três anos.
A paralisação do banco estadual deve durar 24 horas – até o final do expediente de quinta-feira – quando então, os funcionários avaliam o protesto e decidem se fecham as portas por mais tempo. O encontro está marcado para as 17h, na Casa dos Bancários.
Os funcionários do bancos privados também vão parar. Os sindicalizados devem fazer revezamento em agências da rede, distribuindo carta aberta e paralisando as operações durante alguns minutos.
Adesão motiva os grevistas
Com 90% das operações da Caixa suspensas e 70% dos funcionários do Banco do Brasil paralisados, a expectativa dos bancários é que o movimento ganhe mais visibilidade a partir de amanhã. Nas agências centrais dos bancos estatais, nem mesmo os caixas eletrônicos podem ser utilizados. A orientação é para que os clientes procurem agências menores e evitem o horário de maior movimentação, próximo do meio dia.
Instituições se mantêm em silêncio
Depois de sete rodadas de negociação entre os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) o acordo parece estar longe de ser fechado. A última proposta da Fenaban incluía um aumento de 2,85% nos salários, entendido pelos bancários como reposição da inflação, medida pelo IPCA. A categoria defende a incorporação do índice de 7,05% nos vencimentos, maior participação nos lucros das instituições e condições de saúde e segurança no trabalho.
Na próxima sexta-feira, (7), executivos do Banco do Brasil se reúnem para debater a pauta de seus funcionários. Na Caixa, não há sinal de negociação, o que leva a crer que a greve não deve se encerrar antes do final da semana.

Deixe um comentário