Catálogo com a obra de Iberê está pronto

Artista gaúcho será o segundo no Brasil com catálogo semelhante (Fotos: Divulgação)

Naira Hofmeister
A publicação com a antologia de Iberê Camargo terá sua primeira fase concretizada na terça-feira, 20 de junho. A informação é da pesquisadora Mônica Zielinsky, do Instituto de Artes da UFRGS, que coordenou o trabalho de catalogação. A data do lançamento ainda não está definida.
Serão 507 páginas de história ilustrada da arte gaúcha: o primeiro volume da compilação de obras de Iberê, com todas suas gravuras catalogadas. “Nem acredito que conseguimos”, comemora Mônica, que vem se dedicando ao projeto nos últimos cinco anos. As 329 gravuras de autoria comprovada, identificadas pela equipe técnica, serão mostradas em mais de 700 ilustrações diferentes.

Primeiro volume será dedicado exclusivamente às gravuras feitas pelo artista

“Ainda não temos a data de lançamento pois nesse dia queremos anunciar as próximas fases do projeto”, revela Justo Werlang, vice-diretor da Fundação, que leva o nome do artista. Os próximos passos serão a edição de volumes dedicados aos desenhos e às telas de Iberê.
Juntos, os livros irão formar o chamado catalogue rasonée do artista. É o segundo brasileiro a contar com esse tipo de antologia, que confere à obra status e certificação de autoria. Apenas Cândido Portinari possui catálogo semelhante.
A impressão será feita pela editora Cosac & Naify, a mais festejada do ramo editorial de cultura, e terá tiragem de 1.000 exemplares. Uma segunda edição será impressa ao longo do ano, com mais 2.000 livros.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *