Inaugurada em Santa Vitória do Palmar (RS) a estrutura de transmissão de dados por meio de fibra óptica para fornecimento de internet banda larga à região. Com conexão à rede realizada pela Telebras, o link que a Eletrosul forneceu ao município tem capacidade de 200 megabits por segundo (Mbps), o que irá modernizar a gestão administrativa e ampliar o acesso aos serviços públicos.
O fornecimento de banda larga ao município ocorre a partir da implantação do Complexo Eólico Campos Neutrais, localizado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí – o que exigiu a instalação de rede de telecomunicações para atendimento operacional às unidades. Os empreendimentos de transmissão, construídos pela Transmissora Sul Litorânea Energia (TSLE) e pela Transmissora Sul Brasileira de Energia (TSBE), contemplam mais de 500 quilômetros de linhas, por onde trafega o sistema de comunicação óptica de alta capacidade (DWDM) da Eletrosul, com 80 gigabits por segundo (Gbps).
A capacidade excedente desse sistema de telecomunicação, implantado com apoio das empresas Eólicas do Sul e Eólicas Hermenegildo, foi o que possibilitou o atendimento à demanda do município por uma internet de alta velocidade, disponível em prédios administrativos e praças públicas, para que os moradores possam usufruir. “Essa integração irá impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, acredita o diretor de Operação da Eletrosul, Antonio Waldir Vittori. Para o presidente da Telebras, Jorge Bittar, a internet banda larga poderá ser utilizada como “um instrumento para promoção social, revolucionando a educação e o atendimento à comunidade”.
A rede da Eletrosul permitirá, ainda, o transporte de dados até o município de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a Telebras vai fornecer conexão por banda larga à prefeitura da cidade.
Eletrosul e Telebras levam internet banda larga ao Extremo Sul gaúcho
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário