No mês na criança, a Camerata da Escola de Música da Ospa e outros dois grupos de estudantes da instituição visitam o hospital. O evento, que acontece no dia 7 de outubro, quarta-feira, às 14h30min, é o maior até agora da série Escola da Ospa na Comunidade, lançada neste ano.
A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entra no clima do mês da criança. No dia 7 de outubro, quarta-feira, a partir das 14h30min, os alunos da instituição se apresentam em concerto no Hospital da Criança Santo Antônio, do complexo Santa Casa. O evento é o maior deste ano do projeto Escola da Ospa na Comunidade, que desde maio vem promovendo recitais de grupos de estudantes em espaços como hospitais, asilos, creches e escolas. Pela primeira vez a Camerata da Ospa Jovem, orquestra regida por Arthur Barbosa, participa da iniciativa. Na ocasião, a regência será de Cosmas Grieneisen. Os integrantes do Quarteto de cordas DhPHaro e do Quinteto de Cordas também se unem à atividade.
O diretor da Escola de Música, Diego Grendene de Souza, explica como se dará a participação dos estudantes: “a ideia é marcar a Semana da Criança com uma ação especial, levando nossa música às crianças, seus familiares e funcionários do hospital. Além da apresentação da Camerata no saguão, os grupos circularão pelos quatro andares, para que a música chegue o mais próximo possível de cada criança”. O Hospital da Criança Santo Antônio, que tem mais de 60 anos de história, é a maior unidade pediátrica do Rio Grande do Sul.
Entre outubro e novembro, o “Escola da Ospa na Comunidade” promoverá outras quatro exibições. Os locais que serão contemplados são o Centro Social Murialdo (21.10), o Hospital Psiquiátrico São Pedro (4.11), a Escola EMEFF Tristão Sucupira da Restinga (11.11) e a Escola Espaço Girassol de Canoas (18.11). A primeira apresentação de outubro resume bem o objetivo da iniciativa, que busca aproximar das pessoas o trabalho desenvolvido pelo conservatório, como explica Diego: “tenho certeza de que será um momento inesquecível, tanto para as crianças internadas, quanto para os nossos jovens, que verão que a música, além de levar encantamento às salas de concerto, pode também trazer muita alegria e transformação a diversos espaços de nossa comunidade”.
Mais informações através do site www.ospa.org.br.
A Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integra a Ospa estudou na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen.
Escola da Ospa promove concerto no Hospital da Criança Santo Antônio dia 7
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário