Idéia é recriar ambiente de uma bolsa de valores (Foto: Divulgação)
Helen Lopes
Com o objetivo de proporcionar conhecimento prático na área financeira, a PUCRS lançou nesta quinta-feira (25/5) o Laboratório de Marcado de Capitais (LabMec). No espaço, montado em parceria com a empresa XP Investimentos, os acadêmicos da Faculdade de Economia poderão simular aplicações na bolsa de valores, através de um software e terão acesso diário às decisões econômicas via internet e televisão.
“Os alunos vão entrar no clima da bolsa de valores, podendo aprender na prática qual a melhor maneira de investir em ações”, destaca o coordenador da Economia, Leandro de Lemos. Para o presidente do Conselho Regional de Economia, Lauro Nestor Renck, a iniciativa é uma nova forma de ensinar e de viver a economia. “Espero que esse exemplo pioneiro seja seguido por outras instituições”, afirma.
Além das aulas curriculares, o LabMec, localizado no sétimo andar do prédio 50 da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681), vai sediar cursos, palestras, painéis e debates abertos à comunidade. “Vamos trazer profissionais da área financeira das empresas para conversar com os potenciais investidores”, projeta Marcelo Maisonnave, ex-aluno da PUCRS e sócio-diretor da XP Investimentos. A empresa, escolhida por ter apresentado a melhor proposta, investiu cerca de R$ 200 mil na reforma da sala e na aquisição dos computadores.
A unidade, que funcionará em três turnos, contará ainda com uma equipe de profissionais da XP e professores da Economia, capacitados para realizar análises em tempo real sobre as oscilações do mercado de capitais. A inauguração oficial ocorre em 2 de agosto, mês em que deve acontecer o primeiro painel com representantes das empresas Renner e Grendene.
Deixe um comentário