Obras do Instituto de Educação começam na próxima semana

O governador em exercício, José Paulo Cairoli, assinou nesta quarta-feira (20) a ordem de início dos serviços de restauração do Instituto de Educação General Flores da Cunha. A previsão é que a obra inicie em até cinco dias úteis após a assinatura do documento e seja concluída em 18 meses. A obra será executada pela Porto Novo Empreendimentos e Construções, ao custo de R$ 22,5 milhões.
Além de Cairoli, assinaram a ordem de serviço os secretários da Educação, Vieira da Cunha, e de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann.
Durante a reforma, a escola permanecerá fechada e alunos serão realocados em duas outras escolas estaduais: Felipe de Oliveira, no bairro Santa Cecília, e Roque Callage, no Rio Branco. Ao todo, a escola tem 1.673 alunos.
O prédio, de inspiração neo-clássica, foi construído em 1935, durante as comemorações do Centenário Farroupilha. É tombado pelo município desde 1997, por estar dentro da área do Parque Farroupilha, e pelo estado, através do IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), desde 2006. Em razão disso, não pode receber reformas, apenas restauração, que envolve um processo mais complexo.
Toda a parte elétrica e hidráulica serão refeitas e o prédio será adaptado à legislação de prevenção de incêndios e terá acessibilidade universal para todas áreas, com a colocação de portões, rampas de acesso e um elevador.
Além disso, o prédio receberá uma passarela coberta ligando os três blocos, centrais de lixo e gás, iluminação de led, climatização com de ar condicionado independente em todos ambientes e um sistema de captação da água da chuva, que será reaproveitada para os banheiros, limpeza, rega de plantas e reservatório para incêndio.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *