Neste domingo, o Planetário da UFRGS oferece uma programação especial aberta ao público, que poderá conferir o eclipse lunar total por meio de telescópios. A atividade é iniciativa do Departamento de Astronomia do Instituto de Física.
A programação começa às 19h com uma demonstração do fenômeno do eclipse na Sala de Exposições. A partir das 20h ocorre a observação do céu na cúpula do Planetário por meio dos telescópios e entre 23h e meia noite deve acontecer a fase total do eclipse lunar. O eclipse coincide com a ocorrência de uma superlua, quando em sua fase cheia a lua está mais próxima da terra. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição. A observação depende das condições climáticas adequadas: céu limpo e sem chuva.
Fechado desde fevereiro
As atividades do Planetário foram retomadas no dia 1º de setembro. O prédio estava fechado desde fevereiro para a realização de obras, que não aconteceram. As obras deveriam adequar o prédio à legislação de acessibilidade e de prevenção contra incêndios, além de reparos nos banheiros. Mas a empresa responsável, a Esfinge Construções Ltda, abandonou as obras.
A direção do Planetário decidiu retomar as atividades em caráter precário, com a contratação de banheiros químicos. O funcionamento está garantido até 6 de dezembro, quando vence o contrato dos banheiros. A partir daí o futuro é incerto.
A capacidade das apresentações é para 120 pessoas. Atualmente o Planetário está funcionando com cerca de 50% da capacidade. O planetarista Marcelo Cavalcanti explica que o movimento neste primeiro mês não está tão grande pois as escolas precisam se organizar para agendar as visitas. A greve dos professores estaduais também gerou alguns cancelamentos. O período de agendamento é aberto sempre no dia 15 para as visitas do mês seguinte.
O Planetário abre para visitação de escolas de segunda a sexta, das 10h às 15h. Nos domingos, há uma programação especial com uma sessão para o público infantil às 16h e uma para adultos às 18h. O Planetário Professor José Baptista Pereira fica no Campus Saúde da Ufrgs, na Avenida Ipiranga, 2000.
Reaberto sem reformas, Planetário oferece observação do eclipse de domingo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário