Rua Viva: Jerônimo de Ornelas

Terça-feira é dia de roda de samba no bar da Tia Vilma. Um dos pontos mais clássicos do bairro Santana é um bar de calçada que reúne velhos moradores do bairro, calouros e veteranos das faculdades do entorno, um público muito fiel. Há relatos inclusive de frequentadores carentes que, nos poucos dias em que fica fechado, entre o natal e o ano novo, levam sua própria cerveja e cadeira de praia para acampar em frente ao bar.

O Restaurante Tia Vilma é um dos pontos mais clássicos na Jeronimo de Ornelas / Dora Giuliani
O Restaurante Tia Vilma é um dos pontos mais clássicos na Jeronimo de Ornelas / Dora Giuliani/JÁ

A Tia Vilma fica na quadra entre as ruas Santa Teresinha e Jacinto Gomes, onde há maior concentração comercial. Ali se avizinham negócios tradicionais, como o restaurante Pampulhão, criado há 42 anos, e a Casa de Carnes Elite, há 33 anos, e negócios novos, como o café Jerônimo, inaugurado em abril deste ano. No trecho, há ainda duas bancas de jornal, farmácias, lavanderias, minimercado e lancheria, loja de produtos naturais.
A Jerônimo tem ainda duas praças: a Major Joaquim de Queiroz, em frente ao supermercado Asun e ao Colégio Luciana de Abreu, e a Dom Paulo I, que foi reformada no ano passado, ganhou pracinha, iluminação e bancos novos. E um novo movimento.
O resultado das obras foi satisfatório, mas houve duas reclamações por parte dos moradores: com a reforma do pergolado, a pracinha perdeu os característicos bouganvilles, responsáveis por um belo cenário nas- primaveras e as pedras da calçada, que soltam com frequência.
rua-viva-jeronimo-cafe-jeronimo-ja-nuvems-conflicted-copy-2016-11-09
Wagner Rufino e Daiane Stremel, do Jerônimo Café: os mais novos da rua / Fotos Matheus Chaparini/JÁ

rua-viva-jeronimo-pampulhao-2
Ao centro os proprietários, dois Fernando Marques Pinheiro, pai e filho, nas laterais os dois garçons chamados João

rua-viva-jeronimo-acougue-avenida-2-ja-nuvems-conflicted-copy-2016-11-09
Telmo, Geovane e Leandro: a equipe que garante o bom atendimento da Casa de Carnes Elite

O dono da sesmaria
Quase toda a Porto alegre pertenceu a ele. Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos foi um dos primeiros sesmeiros estabelecidos no Município. Nascido em 1691, na Ilha da Madeira, estabeleceu-se em 1732 na região do morro Santana, no local que ficou conhecido como “Sítio do Dorneles”, corruptela de “de Ornelas”. Em 1740, obteve a concessão provisória da sesmaria, confirmada quatro ano depois. A atual área do município de Porto Alegre era então dividida entre três sesmeiros: Jerônimo de Ornelas, Sebastião Francisco Chaves e Dyonisios Rodrigues Mendes. Cada estância ocupava cerca de 13 mil hectares.
As terras de Jerônimo iam do arroio Dilúvio até o Rio Gravataí, atual divisa com o município de Canoas, e da margem do rio Guaíba até o Morro Santana, na zona leste. A área abrangia o núcleo de origem da cidade. A sede ficava localizada no morro Santana, dando nome à Estância de Santa Ana.
Jeronimo de Ornelas foi proprietário da área onde surgiu a vila de Porto Alegre
Jeronimo de Ornelas foi proprietário da área onde surgiu a vila de Porto Alegre

Na antiga desembocadura do arroio Dilúvio, havia um ancoradouro, conhecido como Porto de Viamão, ou Porto do Dorneles. Insatisfeito com a ocupação dos casais açorianos nesta área, decidiu-se por vender a estância, em 1763, para Inácio Francisco. Mudou-se, então, para a região de Triunfo, onde morreu em 1771.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *