Sarau do Solar recebe espetáculo “A Voz e o Violão” na quarta-feira, 23

O Sarau do Solar do dia 23 de setembro recebe o espetáculo “A voz e o violão”, de Fátima Gimenez (voz) e Maurício Marques (violão de 8 cordas e guitarra), na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa (Rua Duque de Caxias, 968), às 18h30, com entrada franca. A apresentação do duo reúne composições de Heitor Villa Lobos, Luiz Carlos Borges, Paulo Cezar Pinheiro e Dominguinhos, entre outros.
Fátima Gimenez é cantora, compositora e artista plástica. Possui três CDs individuais e mais de cem músicas gravadas desde o início de sua carreira. Conquistou, ao longo dessa trajetória artística, mais de 80 troféus de melhor intérprete e outras homenagens individuais, como Troféu Guri, Troféu Laçador, Troféu Clave Sol, Prêmio Lupicínio Rodrigues, Troféu Candeeiro e Troféu Revista Top Show. Representou o Brasil na Espanha, em festivais de folclore,  e, recentemente, esteve em Portugal, onde cantou músicas do cancioneiro gaúcho. Além de apresentações musicais, também participa de festivais nativistas como jurada ou apresentadora.
Maurício Marques é formado em violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de música, compositor, arranjador e instrumentista, desenvolve repertório voltado ao violão de 8 cordas, tendo por referência os ritmos do folclore gaúcho e brasileiro. Em 2007, um livro com suas composições foi editado na França, pela Editora Henry Lemoine . Já foi premiado diversas vezes em festivais de música   e recebeu distinções como o Prêmio Açorianos de Música, em 2003, na categoria Melhor Instrumentista Regional, e o Troféu Vitor Mateus Teixeira, concedido pela Assembleia Legislativa, em 2010. Em 2009, lançou o disco “Milongaço”, com apresentações em   Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, foi selecionado para o Projeto Rumos Itaú Cultural.
(Luiz Carlos Barbosa/ALRS)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *