Aberta inscrições para exposição de artes visuais sobre a Amazônia e seus contrastes
Organizada pela Associação Chico Lisboa e pelo Instituto Zoravia Bettiol, mostra presencial será realizada em abril .
Estão abertas as inscrições para a exposição “Amazônia – Universo de Contrastes”, uma parceria entre a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Zoravia Bettiol. A mostra receberá obras de artistas visuais cujo trabalho reflita o bioma amazônico, exalte as belezas de sua fauna e flora, além da produção, cultura e filosofia de seus diversos povos indígenas, bem como informar e denunciar a situação crítica enfrentada pela maior floresta tropical do mundo.
A artista visual e ativista Zoravia Bettiol observa a importância da ação: “A mostra será uma ótima oportunidade para os artistas apresentarem seus diferentes olhares sobre esse bioma tão importante para a América do Sul e para o mundo, que faz divisa com 9 países e contempla uma imensa diversidade de fauna e flora. Lamentavelmente, há algumas décadas, a destruição ambiental é uma realidade, cada dia mais presente no nosso planeta, e os artistas captam esta realidade e fazem dela material para criar suas obras de denúncia e de alerta.”
A artista visual Zoravia Bettiol. Foto: Cássia Alexandra/ Divulgação
E destaca a urgência do tema: “Se nossos governantes tivessem uma política trabalhista inclusiva, que oferecesse diferentes e maiores oportunidades de emprego nessas regiões, não haveriam tantas famílias que dependem dessa subsistência destrutiva e nociva ao meio ambiente brasileiro. Esta, infelizmente, não é a filosofia do atual governo federal”, salienta.
As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro de 2022 e podem ser realizadas de maneira virtual. Para mais informações, basta consultar o edital no site e nas redes sociais da Chico Lisboa e do Instituto Zoravia Bettiol (instagram e facebook).
A exposição está prevista para ocorrer de forma presencial, de 2 abril a 2 de maio de 2022, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Galeria Zoravia Bettiol, atual sede do Instituto Zoravia Bettiol (na rua Paradiso Biacchi, 109, bairro Ipanema).