“A força do feminino”, evento com Zoravia Bettiol e parceiras faz homenagem às mulheres

A artista visual Zoravia Bettiol no jardim de sua galeria e atelier na zona sul FOTO Igor Dreher - Divulgação

Artista visual expõe a mostra “Formas da Feminilidade”, 21 escritoras se apresentam em “prosa e verso”, filme resgata história de duas importantes ambientalistas e visitantes são convidados a desenhar

Profissional das artes há 68 anos, ativista em causas sociais e feminista, Zoravia Bettiol lidera o evento “A Força do Feminino”, que se realiza neste sábado (23/03), das 15h às 21h, em homenagem às mulheres no mês dedicado a elas. As diversas atividades programadas acontecem na sede do Instituto Zoravia Bettiol (IZB), na Rua Paradiso Biacchi, 109, bairro Ipanema, na Capital. A entrada é franca.

A MOÇA DO CHAPÉU DE PALHA – Série Romeu e Julieta/ Divulgação

A renomada artista visual, de 88 anos, contou com o apoio de parceiras igualmente reconhecidas em suas áreas de atuação para montar o programa, como a multiartista Liana Timm, presidente da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e a jornalista e realizadora audiovisual Daniela Sallet, entre outras. “O evento ‘A Força do Feminino’ põe em evidência as áreas das artes visuais, da literatura, poesia e cinema para provocar no público uma reflexão sobre as inúmeras e ricas facetas que compõem o universo da mulher”, avalia Zoravia.

AFRODITE – Série Deuses Olímpicos – Xilogravura – 81 X 51 cm – 1976/ Divulgação

“Formas da Feminilidade”

Quem comparecer à galeria do instituto terá a oportunidade de apreciar a mostra “Formas da Feminilidade”, recorte feito na grande e variada obra de Zoravia para enfatizar o feminino. “Apresento nesta mostra, por um lado, a mulher realizando as mais variadas ações triviais, como se pintar, cantar, namorar, casar e, por outro lado, mulheres míticas, lendárias, históricas e artistas. Há figuras femininas recorrentes e que têm muito significado para mim, que são Iemanjá, Penélope, Deméter, Alice e Afrodite, que aparecem em mais de uma série e técnica”, relata a artista. A exposição é composta de 38 trabalhos, integrantes de 13 séries, que incluem xilogravuras, peças têxteis, desenhos e pinturas.

IEMANJÁ EM NOITE DE QUATRO LUAS – Série Iemanjá 78 X 50 cm 1973/Divulgação

Escritoras em prosa e verso

Como presidente da Ages, Liana Timm mobilizou escritoras (poetas, contistas, cronistas e ensaístas) para interpretarem seus textos e autografarem seus livros, a partir das 17h. Participam do “Mulheres em prosa e verso – 21 vozes do feminismo”, além de Liana Timm e Luciana Éboli, responsáveis pelo roteiro da atividade, as seguintes escritoras: Ana dos Santos, Ana Mello, Benette Bacellar, Conça Dornelles, Cíntia Collares, Dani Langer, Dione Detanico, Eleonora Prado, Fátima Farias, Jane Tutikian, Laís Chaffe, Lígia Sávio, Magalhe Oliveira, Maíra Baumgarten, Naia Oliveira, Neli Germano, Maria José Silveira, Vera Ione Molina e Zilá Bernd.

NAMORAR – Série Sentar, Sentir, Ser – Impressão em papel Hahnemuhle – 59 X 42 cm – 2016/Divulgação

Desenhar é preciso

O coletivo Urban Sketchers Porto Alegre – USK POA, que se reúne quinzenalmente em eventos abertos, estará produzindo desenhos no jardim e na galeria do IZB. O grupo convida todos a também desenharem, com liberdade da técnica e representação das cenas de acordo com a sua subjetividade.

REZAR – Série Sentar, Sentir, Ser – Impressão em papel Hahnemuhle – 59 X 42 cm – 2016/Divulgação

Resgate de pioneiras

 A programação prevê, ainda, às 19h, a exibição do filme Substantivo Feminino, que tem roteiro e codireção de Daniela Sallet (junto com Juan Zapata). É um resgate da trajetória de duas mulheres gaúchas, pioneiras do movimento ecológico no Brasil: Magda Renner e Giselda Castro. Após a sessão, Daniela e um representante da Agapan falarão sobre o filme e o ambientalismo. O documentário recebeu Menção Honrosa na 6º Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental (SP) e Prêmio de Compromisso Social no 32º Festival de Cine Latino Americano de Trieste (Itália).

Comes e bebes e mimos

 Durante o evento, estarão abertas bancas de produtos da agricultura familiar (salgados, doces, café, chás, sucos, cervejas e outras iguarias). O IZB, por sua vez, comercializa produtos como ecobags, canetas, porta-celular, cartões postais com obras de Zoravia e miniaturas de cadeiras para montar.

SERVIÇO

Evento “A Força do Feminino” – exposição, sarau literário, desenho, projeção de filme

 Quando: sábado, 23/03, das 15h às 21h

 Onde: sede do Instituto Zoravia Bettiol, Rua Paradiso Biacchi, 109, Ipanema

 Entrada gratuita