Abertura de inscrições para festival que faz de Porto Alegre capital mundial do balé

Basileu França – Foto: Estúdio Daniel Martins/ Divulgação

O 3ºFIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre está confirmado para 6 a 11 de junho no Theatro São Pedro.

Inscrições para a mostra competitiva começam nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e estão abertas para bailarinos de 10 a 25 anos.

  Destaques ganham bolsas nacionais e internacionais.

Os olhos do mundo se voltam para os talentos latinos da dança. O FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre confirma sua representatividade no ballet mundial e prepara sua terceira edição. O festival será realizado de 6 a 11 de junho no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. As inscrições para a mostra competitiva abrem nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e estarão disponíveis até o dia 30 de abril no site: www.festivalonline.com.br.

“Durante o FIDPOA, o Brasil vira vitrine internacional da dança e os grandes nomes dos principais ballets do mundo vêm para cá para conhecer, se encantar e prospectar nossos talentos”, destaca a idealizadora e coordenadora geral Carlla Bublitz.

Carlla Bublitz, idealizadora do Festival – Foto: César Rodrigues/ Divulgação

Nas duas edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, o FIDPOA contou com mais de 3 mil participantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Os jurados e convidados representaram 12 países, entre eles nomes como a ícone da dança Cynthia Harvey (Nova York), Stanislav Belyaevsky (São Petesburgo), Ghislain de Compreignac (Paris), e Robert Garland, diretor artístico do Dance Theatre of Harlem (NY). Ao todo, foram distribuídas mais de 260 bolsas internacionais e 70 bolsas nacionais, com premiações de cerca de US$ 150 mil em bolsas de estudo e prêmios especiais.

O 3º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Conselho Brasileiro da Dança – CBDD, patrocínio de Icatu e Rio Grande Seguros, Companhia Zaffari e realização do Ballet Vera Bublitz, Ministério da Cultura, Governo Federal.

As seletivas

A Mostra Competitiva FIDPOA está aberta para bailarinos e estudantes de dança de todas as nacionalidades de 10 a 25 anos. A premiação vai revelar os melhores em quatro estilos: Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Neoclássico e Danças Livres (que podem incluir modalidades como Jazz, Street Dance, Dança de Salão, entre outras). Para crianças de 6 a 10 anos, haverá um momento especial, a Maratona Kids, com oportunidades para elas experimentarem diversos tipos de dança com grandes profissionais.

Rui César Cruz – Melhor Bailarino FIDPOA 2018 e 2019 . Foto: Karine Viana/ Divulgação

As categorias estão divididas em variação masculina ou feminina, duo, trio, Pas de Deux, Grand Pas de Deux e Conjunto. Estão distribuídas ainda por critério de idade: júnior (de 10 a 12 anos), juvenil (de 13 a 15), adulto (de 16 a 18) e avançado (de 19 a 25). Na modalidade de Danças Livres, podem se inscrever apenas conjuntos, com quatro a 20 participantes, e idades entre 10 e 35 anos. “Ao abrir espaço para várias manifestações da dança, tornamos o festival mais inclusivo e diversificado e trazemos a esses grupos uma oportunidade de visibilidade internacional, já que os jurados representam os principais polos da dança no mundo”, observa Carlla Bublitz.

A seleção da Mostra Competitiva FIDPOA será realizada por vídeo a ser enviado, juntamente com os dados da inscrição, pelo link: www.festivalonline.com.br. Os vídeos devem ser encaminhados por link público do Youtube. A seleção será feita por uma banca avaliadora que vai levar em conta critérios como artisticidade e técnica, adequação da escolha de repertório e desenvolvimento coreográfico. Os resultados gerais, com os nomes dos selecionados, serão revelados no dia 2 de maio. Os selecionados apresentarão suas coreografias para jurados internacionais.

BALLET ARRJ – Foto: Estúdio Daniel Martins/ Divulgação

O 3º FIDPOA – Festival Internacional de Dança terá abertura oficial com uma grande gala no dia 6 de junho e a mostra competitiva será realizada durante o período de 7 a 10 de junho. No dia 11, a programação será marcada pelo evento de premiação e pela divulgação dos vencedores, que ocorrerá no período da tarde. Já, à noite, ocorrerá a gala de encerramento do festival com a participação de bailarinos convidados e a reapresentação das coreografias vencedoras da terceira edição.  A próxima edição do FIDPOA está prevista para 2026.

3º FIDPOA – Festival Internacional da Dança de Porto Alegre
Data: 6 a 11 de junho
Local: Theatro São Pedro
Inscrições para a Mostra Competitiva: www.festivalonline.com.br.
Período: de 6 de fevereiro a 30 de abril
Instagram: @fidpoafestival

 *Com Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe uma resposta