Festival Internacional de Dança traz o melhor do balé mundial à Porto Alegre, em junho

As inscrições para o FIDPOA – II Festival Internacional de Dança de Porto Alegre estarão abertas a partir dessa sexta-feira, dia 15 . O evento, que reúne grandes nomes do ballet, distribuiu mais de 80 bolsas e prêmios especiais para escolas e companhias de dança de sete países.

Alguns dos maiores nomes da dança mundial estarão em Porto Alegre no mês de junho. Mas eles não vêm para se apresentar e sim para avaliar, buscar talentos e ensinar sua arte no Brasil. A oportunidade é um dos diferenciais do  FIDPOA – Festival Internacional de Dança, que terá sua segunda edição, de 7 a 15 de junho, no Theatro São Pedro, na capital gaúcha. Informações completas referentes à programação, regulamento e inscrições estão disponíveis, a partir do dia 15 de fevereiro, no site: fidpoa.com.

O FIDPOA é uma realização do Ballet Vera Bublitz, uma das mais tradicionais escolas de dança do Brasil, que completa 40 anos de atuação em Porto Alegre em 2019. Tem também apoio do Conselho Brasileiro de Dança e do Conseil International de La Danse. “Antes, viajávamos o mundo, levando nossos alunos para conhecer e buscar oportunidades nas principais companhias de dança internacionais. Criamos o evento com o objetivo de inverter essa lógica e trazer as referências da dança para descobrir nossos bailarinos aqui no Brasil”, conta Carlla Bublitz, diretora do ballet.

Público total

No ano passado, o FIDPOA teve mais 1,5 mil inscritos e um público total de cerca de 6 mil pessoas, entre participantes da mostra competitiva, bailarinos convidados, professores, jurados e pessoas que assistiram aos espetáculos e às apresentações. Entre os jurados, representantes dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Itália, Uruguai e também nomes de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Um dos maiores nomes da história da dança e ícone do ballet mundial, Cynthia Harvey, integrou o grupo de avaliadores e também ministrou uma das mais concorridas master classes do FIDPOA. Cynthia é reconhecida por ser a eterna primeira-bailarina do American Ballet Theater (ABT), de Nova Iorque, e famosa partner de Baryshnikov. Atualmente, ela é a diretora do Jacqueline Kennedy Onassis School, do ABT, em Nova Iorque. Em Porto Alegre, Cynthia se encantou com os brasileiros, distribui três bolsas para bailarinas da capital gaúcha e de Niterói (RJ), e já está confirmada para a edição deste ano.

Ao todo, foram concedidas 87 premiações e bolsas para sete países, incluindo o Brasil, na primeira edição do festival. Além da escola dirigida por Cynthia, Staatliche Ballettschule Berlin, da Alemanha; The Ailey School, Dance Theater of Harlem, de Nova Iorque; e École Atelier Rudra-Béjart, de Lausanne, também selecionaram bailarinos brasileiros para suas bolsas de estudo.

Abertura de inscrições

A Mostra Competitiva do FIDPOA abre inscrições nesta sexta-feira, 15 de fevereiro. Os participantes podem escolher entre os estilos de ballet clássico (com trechos consagrados do século XIX ou livre), dança contemporânea e jazz. Todos podem fazer apresentações solo, dupla, trio ou conjunto. Haverá seleção por vídeo para essa etapa e o prazo para se inscrever termina em 15 de março. Além da possibilidade de conquista de bolsas de estudo no Brasil e no exterior, os destaques também disputam premiações em dinheiro para os primeiros colocados em cada categoria. Informações e inscrições no link: fidpoa.com.

Crianças também têm vez no FIDPOA. As inscrições para o FIDKIDS estarão abertas a partir de sexta-feira, 15 de fevereiro. A mostra infantil, para meninos e meninas de 7 a 9 anos, tem o objetivo de proporcionar experiência e desenvolvimento para os participantes, que podem se apresentar em ballet clássico e jazz. As inscrições dessa modalidade, com vagas limitadas, vão até o dia 15 de maio.

Outra forma de participação é o Experiência FIDPOA, uma maneira de incentivar aqueles que desejam participar e receber avaliações em uma mostra não-competitiva. Essa categoria é voltada para bailarinos de 10 a 25 anos, que terão a oportunidade de atuarem em um evento internacional de dança. Os estilos são os mesmos da Mostra Competitiva e passam por ballet clássico, dança contemporânea e jazz. As inscrições para a Experiência FIDPOA serão anunciadas em breve no site fidpoa.com e nas redes sociais do festival.

O Ballet Vera Bublitz (BVB) é comandado por Vera e sua filha Carlla Bublitz. A escola é responsável pela formação de milhares de bailarinos gaúchos em toda sua trajetória, que inclui 40 anos de ensino da dança somente em Porto Alegre. Muitos formados na instituição buscam oportunidades profissionais em outros Estados e, principalmente, em outros países, integrando as mais importantes companhias de dança do mundo. Atualmente, o BVB está presente em dois endereços na capital gaúcha, na Rua Coronel Corte Real, 228, e na Coronel Lucas de Oliveira, 158. Entre os integrantes da escola, estão aprendizes e bailarinos de todas as idades, dos 2 aos 80 anos.

 

Deixe uma resposta