Arte para o povo: uma galeria a céu aberto em praça da Restinga

Foto de Virgínia Guimarães/ Divulgação

 

Higino Barros

“Tenho um sonho há bastante tempo: fazer chegar arte de qualidade para a periferia.” Assim o fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro define o propósito de sua nova conquista: abrir no bairro Restinga, um local estigmatizado no imaginário urbano da capital gaúcha, uma filial da Galeria da Escadaria, espaço de arte consagrado em Porto Alegre. Dia 27 de agosto, sábado, às 15 horas será realizada a cerimônia de abertura com  apresentação de grupos de capoeira da comunidade.

Isso está sendo possível através de edital do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria Estadual da Cultura. “Com a produtora que trabalha comigo, a Isabel Meireles, fizemos o processo e fomos contemplados no edital, explica Monteiro.

 

O edital proporciona além da construção da galeria a céu aberto, na Praça Esplanada na Restinga, que será nos mesmos molde da Galeria Escadaria, no Viaduto Otávio Rocha, exibição de cinco exposições que foram mostradas no Centro de Porto Alegre. São 14 painéis, sete frente e verso. Cada painel tem dois metros por um.

Exposição de moradores do bairro

“Já fizemos uma série de reuniões com os representantes da sede da prefeitura na Restinga. Acertamos local e obtivemos a licença do espaço. Foi manifestado o interesse de fazer também uma exposição de fotos de celular, de mobgrafia, só com trabalhos de moradores da Restinga. Haverá um concurso, como curador vou escolher os fotógrafos selecionados do bairro e montar uma exposição”, prossegue o curador.

Foto de Paulo Mello/ Divulgação

Primeira exposição exibida na Restinga será de Mobgrafia, de fotógrafos gaúchos conhecidos e que teve ótima repercussão quando exibida em Porto Alegre. A previsão que cada uma fique dois meses, havendo a ocupação do espaço até julho de 2023.

A sequência de exposições, na Galeria de Arte Restinga reproduz as exposições previstas para a Galeria Escadaria da Borges de Medeiros:

Depois da Mobrafia atualmente em cartaz, entra exposição do curador da galeria e fotógrafo Marcos Monteiro, denominada “Ir real 2”. Em seguida acontece a mostra da Nega Ângela e a Street Expo Photo 2022-2003, que já virou um grande acontecimento no cenário fotográfico da capital gaúcha e agora chegará também à população da Restinga

Trabalho autoral original

O curador da Galeria Escadaria ressalta o trabalho de Nega Ângela, fotógrafa que integra o Photo Clube Portoalegrense. “ O trabalho tem a curadoria do Fernando Schmith, um grande fotografo da capital. Está mostra está sendo preparada há um ano e vai causar um impacto, já que é um trabalho autoral muito original.”, ressalta Monteiro.

Segundo ele “como tem acontecido na Street, grande profissionais da área ocupando o mesmo espaço ao lado de fotógrafos amadores com bons olhares, novo fotógrafos.

Foto de Carmem Gottfried/ Divulgação

O fato de ser exposição à céu aberto nós pomos em prática a ideia de levar para o povo exposições culturais com ótima qualidade, formando novos admiradores da arte e incentivar jovens e todo tipo de pessoa à praticar fotografia.

Hoje em dia se faz boa fotografia tanto com equipamento profissional quanto com um simples celular. Importante não é o equipamento. E sim desenvolver o olhar e arte dentro de cada um, as vezes adormecida, que a pessoa não tem a oportunidade de praticar”, conclui Marcos Monteiro.

CALENDÁRIO DAS EXPOSIÇÕES

Exposições na Galeria de Arte Restinga para 2022.

Dia 27. 08.22 exposição Mobgrafia.

Dia 10.11 2022 expo Marcos Monteiro,

Dia 10.12.2022 exposição Nega Angela,

Dia 03.03 exposição   Street Expo Photo edição 1.

Dia  03 .05. Street Expo Photo edição 2.

Dia 03. 05 – Exposição Convocatória Mobgrafia Restinga com moradores da Restinga. A única exposição que acontecerá somente na Restinga é a do moradores do bairro.

SERVIÇO:

DIA: 27 DE AGOSTO (SÁBADO)

ABERTURA DA GALERIA DE ARTE RESTINGA

LOCAL: PRAÇA ESPLANADA- CENTRO DE RESTINGA

HORÁRIO: 15 HORAS

COM APRESENTAÇÃO  DE GRUPOS DE CAPOEIRA DA COMUNIDADE.

EDITAL DO FUNDO DE APOIO À CULTURA (FAC), DA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

 

Contato:

Marcos Monteiro- Fone: (51) 99935-0608

Email: marcosmonteiroprojetos@gmail.com

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta