Banda Enxame fecha a programação do Chapéu Acústico em agosto

Fechando a agenda de agosto do projeto Chapéu Acústico, a banda Enxame irá apresentar, no dia 27, a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado, as (re)criações musicais do seu universo: próximo, próprio e autoral. O repertório incluirá canções próprias e inéditas, além de releituras de Thays Prado, Anelis Assumpção e Maíra Freitas, entre outras. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.

O encontro entre a tecladista Aline Araújo, a baterista Julia Pianta, o contrabaixo acústico de Julia Pezzi e a cantora Nina Nicolaiewsky completou um ano,  em junho último. A banda, que se formou para um show pelo Projeto Concha em junho de 2018, já circulou pelos palcos do Ocidente, London Pub e Agulha. É a partir de contrabaixo acústico, teclados, voz, percussão, bateria e pedais, que as artistas formam um show com narrativa brasileira de canção, instrumental e contemporânea.

Quem é quem

Nina Nicolaiewsky é cantora e compositora e atualmente bacharelanda de Música Popular na UFRGS, com ênfase em Canto. Participou de diversos grupos artísticos, como UPA e Orquestra de Brinquedos, dedicando-se hoje à Enxame e seu trabalho autoral. Teve aula com cantoras, como Tatiana Parra e Dani Gurgel, na busca de entender a voz como um instrumento e suas extensões, também a partir do uso de pedais e processadores. Hoje é uma das participantes da Residência Artística do Projeto Concha de Porto Alegre, financiado pelo Natura Musical.

Julia Pianta é baterista e percussionista natural de Porto Alegre. Iniciou seus estudos musicais quando criança, na Escola de Música Beethoven, com aulas de bateria e coral infantil. Em 2017, adquiriu experiência com educação infantil, dando aula de música na escola canadense Maple Bear, e como mestra de bateria, dentro da bateria de percussão da faculdade de medicina da PUC. Foi também baterista do Coletivo de Música Popular da UFRGS, onde cursa graduação com ênfase em Bateria e Percussão. Hoje em dia atua como professora e regente nas Batucas e participa como percussionista da banda Guará e baterista na Enxame.

Julia Pezzi é contrabaixista e estudante do curso de Licenciatura em Música na UFRGS. Suas primeiras aulas de contrabaixo foram com a professora Ana Paula Freire, com quem iniciou a sua trajetória como instrumentista. Bastante envolvida com a música popular, frequentou o curso de MPB e Jazz da Escola Pública de Música de Farroupilha, onde participou de grupos de repertório instrumental, sob a orientação de professores, como o contrabaixista Tiago Daiello e o pianista Luiz Henrique New. Já integrou alguns projetos artísticos da cena musical de Porto Alegre, como a banda Ici Ça Jazz e o tributo Días y Flores. Hoje é membro da banda Enxame e do duo Jazz A2.

Aline Araújo é pianista e compositora. Graduou-se como bacharela em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos, através de aulas de teclado. Logo depois ingressou no curso de Iniciação ao Piano na UFRGS e em seguida, no curso de Extensão em Música na mesma instituição. Realizou recitais solo e tem elaborado e desenvolvido espetáculos com artistas de diferentes áreas. Dos projetos que participa, se destacam as bandas Celeuma, Enxame, As Aventuras e Thays Prado. Atua também como professora de piano e teoria musical. Atualmente compõe a trilha sonora do curta-metragem “Esqueleto”, financiado pelo FAC-RS, e desenvolve seu projeto autoral na Residência Artística do Projeto Concha.

CHAPÉU ACÚSTICO

O produtor, publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro assina a curadoria do projeto Chapéu Acústico, que tem movimentado o Salão Mourisco com shows de excelente qualidade, desde setembro de 2016. Os artistas locais tem a oportunidade de se apresentarem em um local com ótima acústica, na iniciativa que não possui qualquer patrocínio. Os cachês dos músicos são pagos a partir das contribuições espontâneas, que ocorrem no chapéu, como nas performances de rua, e vão inteiramente para os músicos.

SERVIÇO:

Dia: 27 de agosto (terça-feira).

Hora: a partir das 19h.

Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190) – Porto Alegre/RS

Comentários

Deixe uma resposta