O público de Porto Alegre verá o show de lançamento do projeto “4 estações”, do Bloco da Laje que vai acontecer sábado, dia 30 de novembro, em um espaço aberto, com entrada franca. A Casa de Cultura Mario Quintana será a sede de mais um encontro mágico do bloco e seu público. O evento se inicia às 16h e o show será às 21h30min.
O Bloco da Laje está no imaginário dos habitantes de Porto Alegre o ano todo. O coletivo é hoje um dos mais representativos do sul do Brasil, com premiações, apresentações em grandes festivais e o interesse constante de quem o acompanha. Os shows da Laje são acontecimentos e, faça chuva ou sol, frio ou calor, o público acolhe e comparece. Formado por indivíduos vindos das mais diversas áreas de atuação, construiu um trabalho autoral cênico, musical e carnavalizado que contagia e sensibiliza as pessoas por sua poesia urbana e sua estética que se origina no improviso, na alegria, no encontro.

Selecionado pelo Natura Musical / edital 2018 com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura Pró-Cultura RS por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto se encerra em grande estilo, com a apresentação lotada em São Paulo e o show em Porto Alegre, que promete movimentar a cidade. “Coletivos como o Bloco da Laje ampliam a voz de movimentos efervescentes que buscam maior espaço dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Ao investirmos nesses grupos, apostamos em toda a rede de pessoas conectadas por propósitos socioculturais, multiplicando assim o alcance de um patrocínio”.

Sobre o projeto 4 Estações/ álbum visual
São quatro estações, quatro clipes, quatro histórias que traçam a trajetória de um coletivo dentro do universo de sua cidade, de seu país. As relações interpessoais, a vida na geografia da cidade, suas lendas, o imaginário, a história, a transformação dos espaços, a arte, o sonho, as cores, a vibração, a brincadeira, a resistência. Os quatro clipes desvendam uma a uma as estações, com suas especificidades e sua linha de tempo. “Estamos muito felizes com a possibilidade de registrar nossa história na forma do álbum visual. Temos origem na brincadeira e luta na rua, em um caminho natural ganhamos os palcos e agora, prestes a completar uma década de trabalho e experiência coletiva, chegamos às plataformas de música e gravamos nossos primeiros clipes oficiais. O álbum vem carregado da simbologia, estética e aprendizados de tudo que já foi feito, mas também é um portal pra um novo momento, que amplia nossa rede de troca e oferece um novo mundo de descobertas”, complementa Júlia Ludwig, também parte do corpo de diretores artísticos do coletivo.
Este primeiro álbum da história do grupo transita entre imagem e som, real e virtual. A narrativa do projeto está presente em suas canções, suas imagens, sua expressão artística potente e transformadora que terá agora seus territórios expandidos chegando aos quatro cantos do país. O registro audiovisual e os videoclipes foram feitos pela Bloco Filmes, expoente produtora audiovisual da nova geração do Rio Grande do Sul. Os vídeos são assinados por um diretor convidado, que, ao lado de integrantes do Bloco da Laje, somam saberes e intuições ao trabalho: ‘O que tu tem cidadão’’ (Julia Ludwig e Antônio Ternura); ‘Pregadão’ (Thiago Lazeri e Biel Gomes); ‘Deixa Brincar’ (Diego Machado e Martino Piccininni) e ‘Recanto Africano’ (Juliano Barros e Tuane Eggers). A direção geral dos vídeos é de Thiago Lazeri e a direção artística é de Diego Machado, Julia Ludwig, Juliano Barros.

FICHA TÉCNICA SHOW:
Direção artística: Diego Machado, Júlia Ludwig e Juliano Barros
Direção musical: Ricardo Pavão e Vini Silva
Produção: Marquise 51 e Bloco da Laje
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Iluminação: Carol Zimmer
Técnico PA: Marcelo Bullum
Projeção: Jana Castoldi
Elenco:
Vozes: Juliano Barros, Chico de los Santos, Martina Fröhlich, Thiago Pirajira, Diego Machado, Júlia Ludwig, Camila Falcão, Kaya Rodrigues / Trompete: Sant Anna / Trombone: Leonardo Bohn / Sax alto e cavaquinho: Tomás Piccinini / Repinique: Vini Silva / Surdo: Ananda Aliardi / Surdo: Bairan Campos / Agogô: Carolina Pizzatto / Caixa e pratos: Frederico Vittola / Caixa: Alexandre Kunsler / Xequerê, rocar e ganzá: Débora Spader / Tamborim e triângulo: Letícia Rodrigues /Baixos, violão e sampler: Ricardo Pavão /Guitarra: Rafael David
BLOCO DA LAJE 4 ESTAÇÕES – show de lançamento em Porto Alegre
Dia 30 de novembro, 21h30min (o evento se inicia às 14h com shows e atividades)
Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736. Centro histórico. Porto Alegre
Entrada gratuita

Deixe uma resposta