Cantata dos Sete Povos: a saga das missões jesuíticas na música de Raul Ellwanger

Documentário apresenta obra musical de Raul Ellwanger dedicada à saga guarani e às missões jesuíticas no Rio Grande do Sul

A estreia do primeiro episódio da série documental “Cantata Sete Povos – Episódio 1” acontecerá em uma sessão especial da Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana, na quarta-feira (16/11), às 19h00, em Porto  Alegre.

O filme aborda, de forma poética, a construção da utópica sociedade proposta por jesuítas europeus aos guaranis, que povoaram, originariamente, o território gaúcho por mais de um milênio.

Finda a experiência missioneira nos séculos 17 e 18, sobreveio a era do apagamento da memória missioneira, a ocultação dos fatos e o genocídio indígena.

O documentário em tela está alicerçado sobre a obra musical do consagrado compositor Raul Ellwanger, criador da “Cantata Sete Povos” – uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos – que narra, segundo o autor, a saga guarani em busca da Terra-Sem-Males” e sua relação com os religiosos europeus.

O episódio inicial da série, concluído no início de outubro, mostra o músico em diferentes situações em seu trabalho artístico e criativo.

Assim, Ellwanger interpreta “Invocação” diante do altar da Igreja Santa Cecília, padroeira dos músicos. Visita, ainda, uma aldeia guarani em Viamão, onde canta “Bate o Enxadão” na Opy (casa de reza).

O compositor conversa, em Porto Alegre, com pesquisadores da história e do legado guarani e jesuíta. E viaja ao sítio arqueológico da missão de S. Miguel, onde revela as razões que o levaram a compor a “Cantata Sete Povos”, gênero originado durante o período barroco na Europa, depois referenciado em ações emancipacionistas na América Hispânica.

Omar L. de Barros Filho, roteirista e diretor do documentário, explica que a proposta cinematográfica de “Cantata Sete Povos – Episódio 1” está apoiada “em uma narrativa ágil, que oferece ao espectador uma viagem musical ao passado, em busca de respostas a questões que ainda permanecem vivas e inquietantes. No filme, o personagem central e mediador do processo é o compositor e músico Raul Ellwanger”.

“Cantata Sete Povos – Episódio 1” é uma realização do Instituto Latinoamerica, com 21 anos de atuação cultural e educativa, com produção da Kino Kaos Filmes e Poética Produções.

Parceria firmada com a Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo através do termo de fomento 921134/2021

 

 

 

Ficha Técnica

“Cantata Sete Povos”
Episódio 1
Duração: 20 minutos

Roteiro e Direção: Omar L. de Barros Filho
Argumento: Paulo de Tarso Riccordi
Direção Musical e Composições: Raul Ellwanger

Realização: Instituto Latinoamerica

Produção: Kino Kaos Filmes; Poética Produções

Fomento: Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura

Coordenação de Projeto: Atanagildo Brandolt Controller: Paula Melo;

Produção Executiva: Márcia Schmidt; Direção de Produção: Rosane Furtado

 

Participações Especiais:

Raul Ellwanger; Famílias da comunidade Mbyá-Guarani da Tekoá Pindó Mirim; José Otávio Catafesto de Souza; Tau Golin; Fábio Silveira Lázzari; Agostinho Moreira e Fábio Junior Fernandes Acosta

 

Assistente de Direção: Saturnino Rocha; Direção de Fotografia: Vini Barcellos
Colorização e Finalização: Gustavo Schmitt e CenaUm Produções; Edição: Guga Freitas Drone: Eduardo Schmitt; Fotografia Auxiliar: Alexandro Auler

Captação de som: Juan Quintáns; Still: Luiz Ávila; Identidade Visual: Ananias Lemes e Guga Freitas

Mixagem, Masterização e Desenho de som: Bruno Klein e Artur Waismann; Pós-Produção e Acessibilidade: Rosane Furtado; Transcrições: Elisa Furtado; Locução de acessibilidade e LIBRAS:  Flávia Frassa

 

Músicas
“Invocação”: Raul Ellwanger – voz; Leandro Har Cardoso – órgão de tubos
“Bate o Enxadão”: Raul Ellwanger – voz e violão
“Indiozinho Sepé”: Raul Ellwanger – voz e violão; Omar Aguirre (violino); Gabriela Vilanova (viola); Marcelo Piraíno (clarinete e clarone) – Trecho de fonograma do álbum  “Cantata Sete Povos”
“Em Busca da Terra Sem Males” – Raul Ellwanger  (voz e violão); Maira  Machado (soprano); Zelito (violino); e Luiz Jakka (percussão)

Mais informações:
Omar L. de Barros Filho
51.99253.0887

E-mail: viapolitica@gmail.com

Deixe uma resposta