Comemoração dos 21 anos da banda JazzGig, de Porto Alegre,  traz como convidada a cantora Ithamara Koorax

O grupo de jazz de Porto Alegre;_Foto Guilherme Ribeiro/ Divulgação
Na edição de setembro do Sonoridades, dia 28, às 17h, a banda JazzGig nos presenteia com sua qualidade nas comemorações de seus 21 anos de estrada, num espetáculo especial repleto de standards do jazz, seleção primorosa de música instrumental brasileira e o inconfundível jazz funk que marca seu repertório. A noite contará também com a participação da renomada cantora Ithamara Koorax, considerada uma das maiores vozes do jazz mundial, tornando esta apresentação um encontro imperdível entre talento, história e excelência musical. O Sonoridades é um ponto fora da curva na programação cultural da cidade, oferecendo shows raros e imperdíveis a cada mês. Numa realização do CHC Santa Casa em parceria com a LIGA, de Dedé Ribeiro e Luiza Pires, o projeto tem curadoria de Arthur de Faria e Rafael Rubin, que capricham na escolha das atrações.
O show especial da JazzGig traz um repertório que percorre as duas décadas de trajetória do grupo, em um espetáculo inédito que contará com apresentação de Beto Xavier — jornalista, radialista e coordenador da FM Cultura 107.7. Formada em 2004, em Porto Alegre, a JazzGig queria tocar versões instrumentais de standards do jazz e de clássicos da música brasileira. E executou tão bem sua ideia inicial que está com 21 anos de sucesso, percorrendo os palcos do sul do Brasil. Com dois discos gravados, Standards (2009) e Vol. 2 (2016), vem se apresentando em importantes palcos da cena musical, como Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mário Quintana, Odeon Bar, Café Fon Fon, Espaço Cultural 373, Espaço Cultural 512, Bar Ocidente e Bar do Alexandre.
E a cereja do bolo de aniversário da JazzGig é a participação especial de Ithamara Koorax, cantora brasileira de MPB, música clássica, jazz e bossa nova, nascida na cidade de Niterói/ RJ. Reconhecida como uma das melhores cantoras da história do jazz, segundo o jornalista e crítico de jazz Scott Yanow, no livro The Jazz Singers, foi eleita a terceira melhor cantora de jazz do mundo pelo Annual Readers Poll da revista americana DownBeat (em 2008/2009), ficando atrás apenas de Diana Krall e Cassandra Wilson. Já em 2002, havia sido considerada a quarta melhor cantora de jazz do mundo pela mesma publicação. Recebeu ainda destaque em revistas especializadas na Inglaterra (Jazz Journal), França (Jazz Hot), Japão (Swing Journal) e Coreia do Sul (Jazz People), entre outras.

Ithamara Koorax.
Foto Arnaldo de Souteiro./ Divulgação
Ithamara iniciou a carreira profissional em 1990, quando recebeu o prêmio de “Cantora Revelação” da Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1994, ganhou o Prêmio Sharp (atual Prêmio da Música Brasileira) como “Cantora Revelação de MPB” pelo álbum Ithamara Koorax Ao Vivo. Entre 1990 e 2003, gravou dez temas para trilhas sonoras de novelas e minisséries da TV Globo, como Riacho Doce, Araponga, Pedra Sobre Pedra, Renascer, Fera Ferida, Cara & Coroa, Estrela Guia e Celebridade — esta última incluindo uma música inédita de Antônio Carlos Jobim.
Dividiu palcos e gravou com nomes como Elizeth Cardoso, Antônio Carlos Jobim, Luiz Bonfá, Ron Carter, Larry Coryell, John McLaughlin, Gonzalo Rubalcaba, Dom Um Romão, Raul de Souza, João Donato, Robertinho Silva, Hermeto Pascoal, Eumir Deodato, Marcos Valle, Edu Lobo, Martinho da Vila, Paulo Moura e Wagner Tiso, além dos grupos Azymuth e Os Cariocas, e orquestras como a Petrobrás Sinfônica e a Orquestra Jazz Sinfônica. No Japão, colaborou com artistas como Ikuo Takaoka, Masahiro Itami e Tomonao Hara. Também trabalhou com DJs como Parov Stelar e Tom Novy, lançando remixes e singles. Em 2022, lançou o single Espelho Solar (com Rodrigo Lima) e o álbum Dear Mom Beija Flor.
    Ou seja, mais um Sonoridades para marcar a cidade com uma apresentação incrível em misturas sempre interessantes e muita música de qualidade para o público gaúcho.
Ficha técnica:
Marcelo Campos (bateria)
Leandro Hessel (piano/teclados)
Marcelo Figueiredo (sax tenor)
Marcelo Ribeiro (sax alto)
Chico Gomes (trompete/flugelhorn)
Rafael Capaverdi (guitarra)
Luiz Mario Tavares (percussão)
Gustavo Pessota (baixo elétrico)
Bernardo Schneider Zubaran (gaita harmônica)
convidada: Ithamara Koorazx (voz)
JazzGig e Ithamara Koorax – Projeto Sonoridades
Dia 28 de setembro, às 17h
Teatro do CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Redes dos artistas:
Redes do CHC Santa Casa:
Lei Rouanet / Ministério da Cultura
Patrocinadores: Aché, Agrogen, Dorf Ketal, Grendene e Stihl
Realização: CHC Santa Casa/ Liga Produção Cultural / Ministério da Cultura – Governo do BRASIL – Do lado do povo brasileiro