Exposição coletiva de fotografia mostra a arte de jovens com autismo

 
EXPOSIÇÃO “LUZ REVELADORA E OUTROS OLHARES”
“Trata-se de uma exposição fotográfica coletiva originada a partir de uma oficina de inclusão social ministrada por Jorge Aguiar, realizada pelo Click da Kombi e promovida pelo Instituto Autismo e Vida.  Conhecido por seus trabalhos intensos e contundentes ao eternizar desigualdades, o fotógrafo Jorge Aguiar abraça um novo desafio, juntamente com sua Produtora Cultural Isabel Meireles.

Por meio de sua vasta experiência, mergulhado em sensibilidade, Jorge decide acompanhar o desenvolvimento fotográfico por meio de olhares dotados de percepção investigativa e sagaz, olhares que vão muito além do óbvio, que desafiam até mesmo cenários que passariam despercebidos pela tipicidade de quem está acostumado com certos padrões de estética. As imagens aqui apresentadas foram eternizadas por pessoas do espectro autista. O termo autista, que deriva do grego “autos”, em si mesmo, representa pessoas que vivem ao seu próprio modo, focadas em interesses próprios, integrando a neurodiversidade tão presente nos dias de hoje.

O foco pode representar sensação de controle, previsibilidade e segurança em um mundo cada vez mais disperso, individualista e reativo. Jorge Aguiar, ao concentrar-se na habilidade em vez da dificuldade, ampliou as possibilidades sociais desses jovens com autismo, pois teve interesse em seus interesses.
Venha conhecer esse belo trabalho!
O passeio pelo varal fotográfico com imagens esvoaçantes te conduzirá por registros ora fortes, ora singelos, ora ousados, ora destemidos, e te tornará, sem dúvida, diferente ao sair”.
Texto de Carmem Gottfried, Professora e pesquisadora no Grupo de Estudos Translacionais em Transtorno do Espectro Autista (GETTEA) – Departamento de Bioquímica, ICBS, UFRGS.
.Exposição “Luz reveladora e outros olhares”
Serviço: de 21 de agosto de 2019, às 17h30 até 23/08 das 10h às 21h,com entrada gratuita.
Centro Cultural da UFRGS, R. Eng. Luiz Englert, 333, 2º andar

Comentários

Deixe uma resposta