Projeto fotográfico transforma a solidariedade em memória nas imagens de 27 fotógrafos sobre a enchente de 2024
“Resiliência”, a capacidade de se recuperar de situações adversas/traumatizantes, adaptando-se e superando desafios, mantendo o bem-estar e crescendo com a experiência é o tema da segunda exposição do projeto “Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução”, com abertura no dia 9 de agosto (sábado), a partir das 15h, na Praça da Alfândega. Localizado no coração de Porto Alegre e também palco da histórica enchente de 1941, até então a maior registrada na cidade, superada pela tragédia de maio de 2024, a iniciativa reacende o olhar coletivo sobre a dor, a empatia e a força de reconstrução. A visitação segue diariamente, ao longo de 24h, até o dia 11 de setembro.

A primeira mostra, “Voluntariado”, foi prestigiada por mais de 40 mil pessoas, superando todas as expectativas e confirmando a necessidade de dar visibilidade a histórias que não podem ser esquecidas. Agora, 27 fotógrafos com seus olhares sensíveis expõem 80 imagens que trazem não apenas a dor e a destruição, mas sobretudo a força coletiva que emergiu do desastre. Estes registros documentam, emocionam e revelam perdas, mas também a potência da solidariedade.

Participam: Anelise Ferreira, Ário Gonçalves, Beto Martinez, Camila Mendes, Cláudia Brandão, Claus Canddie, Douglas Fischer, Felipe Campal, Gabriel Vieira, Gustavo Vara, Isabelle Rieger, Jane Cassol, Jorge Lansarin, José R. Costa, Jussara Moreira, Kathy Esposito, Leandro Abreu, Marco Resende, Margaret Abreu, Nádia Santos, Nina Pulita, Paulo Guerra, Paulo Rossi, Rafael Rosa, Rogério Soares, Rosana Duzzo e Sílvia Pozza.

Surgido da urgência de transformar o luto em legado, o “Memorial das Águas” é composto por cinco exposições – três em Porto Alegre e duas em Pelotas – de julho a dezembro de 2025, em locais que ficaram submersos. De autoria de profissionais e amadores selecionados por convocatória pública, registram os impactos da enchente, os resgates, a força do voluntariado e os movimentos de reconstrução afetiva e social nas comunidades atingidas. A terceira e última exposição na capital gaúcha será realizada de 13 de setembro a 9 de outubro, com o título “Conscientização”. Já em Pelotas, o Largo do Mercado sediará a coletiva “Gratidão”, de 25 de outubro a 20 novembro e “Retomada”, de 22 novembro a 20 dezembro.

Conhecido por seus projetos curatoriais a céu aberto com forte impacto social e estético, o idealizador e coordenador Marcos Monteiro propôs um modelo de exposição pública integrada à vida urbana. A ação ganhou força com a articulação do produtor Edison Nunes, o apoio do Clube Arte para Todos, entidade que promove o acesso democrático à arte em diversos territórios e viabilização através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A promoção é da Galeria Escadaria, criada em 2021 pelo fotógrafo e designer Marcos Monteiro, no Viaduto da Borges de Medeiros, que com as obras de restauração passou para o Píer do Gasômetro.

Danificada durante a enchente, teve suas estruturas de ferro reaproveitadas para as coletivas do projeto, com bases formadas por pedras de rio, numa homenagem à força da natureza e à resistência dos afetos.

“O Memorial das Águas é mais do que um registro documental. É um tributo coletivo. Um convite à empatia, à reflexão e à valorização dos vínculos humanos que emergem nos momentos de crise”, destaca o curador Marcos Monteiro. Ele explica que mais do que um registro sobre um desastre natural, o projeto é um legado cultural vivo. Um exercício de memória que resgata o passado com os olhos voltados para o presente e o futuro. Uma homenagem àqueles que ajudaram, resistiram e, pelas águas, redescobriram o poder da coletividade.

Interessados em participar das próximas mostras podem se inscrever, gratuitamente, mediante o preenchimento do formulário (https://forms.gle./gaBDqGSmWpoRbo5s9). A exigência é que sejam maiores de 18 anos e tenham registrado o lado humano, a solidariedade e o recomeço, na catástrofe que assolou a maior parte do Estado no ano passado. Cada autor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo ser selecionado com mais de uma imagem. Todas as informações estão no site https://memorialdasaguas.my.canva.site/memorial-das-aguas.

Ficha Técnica:
Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Galeria Escadaria e Clube Arte Para Todos
Direção e Curadoria: Marcos Monteiro
Administração e Produção: Edison Nunes
Assistente de Produção: Iessa Medeiros
Comunicação Visual: Edison Nunes e Marcos Monteiro
Execução e Logística: Acontece Eventos
Comunicação: Vera Pinto
Mídias Sociais: Fernanda Bracht
Apoio:
Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre
Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pelotas
Valorize Projetos, Gestão de Recursos e Patrocínios Ltda
CDF Locações de Materiais Cenográficos e Culturais Ltda.
Patrocínio:
Grupo RBS
Paraflu do Brasil Indústria e Produtos Químicos Ltda
Nutrire Indústria de Alimentos Ltda
Soma Sul Equipamentos Ltda

Servico:
Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução
Exposição “Resiliência”
Abertura: 9 de agosto (sábado) de 2025, a partir das 15h.
Local: Praça da Alfândega – imediações do Margs – Centro Histórico de Porto Alegre
Encerramento: 11 de setembro de 2025.
Visitação: Diária, ao longo de 24h.
Contato: com o curador, Marcos Monteiro, pelo whatsapp (51) 9935-0608 ou com a jornalista Vera Pinto (51) 99104-1372. Entrada franca.