Festival de Cinema em Ouro Preto terá formato virtual este ano

Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOP que celebra 15 anos em 2020

Será virtual este ano a Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 3 a 7 de setembro.

Criado, em 2006, na cidade mineira de Ouro Preto, o festival se destaca por dar atenção especial à preservação do audiovisual e a tratar o cinema como patrimônio cultural.

A programação está dividida em três temas: preservação, história e educação.

O público vai poder conhecer filmes relacionados a cada uma das temáticas e também participar de 20 debates com profissionais ligados ao audiovisual, à educação e à preservação.

Na programação, atividades de formação, com a oferta de oficinas e palestras internacionais, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e o Encontro Latino-americano de Educação; além de mais de 90 filmes em exibição.

“O diferencial de Ouro Preto é que ele é o único evento que trata o cinema como patrimônio e convida a educação a dialogar, para estar presente, a entender como a educação utiliza o audiovisual como instrumento de transformação social, construção da cidadania, e como essas duas linguagens se enriquecem mutuamente”, diz  coordenadora Raquel Hallak.

A 15ª CineOP vai abordar também os 70 anos da televisão brasileira, que serão comemorados no dia 18 de setembro. O evento fará um recorte do tema central Cinema de Todas as Telas.

Estão previstas quatro oficinas para um público acima de 16 anos. Elas fazem parte do programa de formação do evento e visam despertar novos talentos, além de ser oportunidade de reciclagem. “É uma questão vital para o crescimento da indústria cinematográfica no país. Sem mão de obra, a gente não consegue fomentar essa indústria”, comentou Raquel Hallak.

Serão oferecidas ainda pela 15ª CineOP quatro ‘master class’ (aula dada por especialista de notório saber em determinada área do conhecimento) internacionais que vão estar dialogando com as temáticas preservação e educação.

ssa vai ser a primeira experiência do evento no formato online.

 

Deixe uma resposta