O show “As Bambas do Samba”, com a cantora Glau Barros, em que ela canta músicas de compositoras brasileiras marca o retorno presencial do projeto Chapéu Acústico na Biblioteca Pública Estadual e abre a temporada de 2022. O evento ocorre dia 29 de março, às 19h, no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo,1190).
O repertório homenageia as mulheres por meio de sambas de Dona Ivone Lara, Leci Brandão, das gaúchas Zilah Machado, Delma Gonçalves e Pâmela Amaro, além dos sambas que se consagraram na voz de grandes intérpretes, como Clara Nunes, Elza Soares, Elis Regina e Elizeth Cardoso.
A escolha das canções foi pensada para chamar atenção do público para o
silenciamento das artistas. “Devido ao contexto histórico machista, o universo feminino no samba obteve pouca visibilidade, pois mulheres não participavam das rodas e eventos de samba, atividades que ocorriam, em sua maioria, na rua, e a máxima machista era: ‘lugar de mulher é dentro de casa’”, explica a cantora.
Além de apresentar as grandes canções imortalizadas por essas cantoras e
compositoras, Glau apresenta alguns aspectos da biografia dessas mulheres que invadiram a cena do samba. “Elas se colocaram ao lado dos homens sendo, a partir de então, responsáveis por canções espetaculares e intepretações brilhantes que colocaram um molho diferente na história do samba brasileiro”, completa.
O show “As Bambas do Samba” reafirma a necessidade de dar visibilidade a essas artistas do cenário musical que tanto contribuíram, e ainda hoje contribuem, para a divulgação desse gênero tipicamente brasileiro.

Chapéu Acústico
O evento tem entrada livre, mediante contribuição espontânea. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-5045 ou pelo e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com.
É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação com documento, cumprindo os protocolos sanitários. O número de vagas é limitado.
Com produção de Marcos Monteiro, o projeto acontece desde 29 de setembro de 2016, sempre na BPE, e já contou com mais de 150 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo novidades e
músicos consagrados. A curadoria de artistas mulheres é feita por Rosane Lopes, com o objetivo de dar protagonismo e apresentar novos talentos à cena cultural.
Sobre a equipe
Glau Barros é uma das mais importantes intérpretes da atual cena musical gaúcha e desenvolve intensa e permanente carreira profissional desde 1990, apresentando-se em alguns dos principais palcos do RS e de outros estados brasileiros. A cada show, vem conquistando espaço, novos fãs e seguidores. Em 2019 apresentou o show Glau Barros e Marco Farias, Voz e Piano, no Musical Évora, no Theatro São Pedro. Em 18 de junho de 2019, no palco do Theatro São Pedro, lançou
seu primeiro CD, intitulado “Brasil Quilombo”. O álbum tem produção musical e arranjos do maestro Marco Farias e direção musical do premiado cantor e compositor Gelson Oliveira. Esse trabalho foi considerado pelo crítico Juarez Fonseca como “um dos melhores discos de
samba já gravados no estado em todos os tempos”.
Silfarnei Alves é violonista profissional desde 1983, e vem tocando desde então em Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires.
Já acompanhou grandes nomes da música brasileira como Jamelão, Jair Rodrigues, Leci Brandão, Neguinho da Beija-Flor, Almir Guineto, entre outros. Silfarnei já participou de diversas gravações de importantes trabalhos com um grande número de músicos.
Recentemente tocou violão em todas as faixas do CD Brasil Quilombo da cantora Glau Barros. Foi um dos fundadores do Grupo Flor de Ébano um dos maiores que o estado já teve. Ex-presidente do Sindicato dos Músicos do RS.
SERVIÇO
O Quê: Chapéu Acústico “Bambas do Samba”
Quando: Dia 29 de março de 2022, às 19h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre, RS).
Realização: GlausCelsos Produções e Biblioteca Pública do Estado
Entrada livre, mediante contribuição espontânea.
O número de vagas é limitado. Informações: (51) 3224-5045 / e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com.
* É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação com documento, cumprindo os protocolos sanitários.