O jornalista e escritor Luiz Reni Coutinho Marques lança na terça-feira, dia 13 de setembro, o romance “O último
concerto de jazz” (Sinal Cultural, 202 páginas, R$ 35,00), a partir das 18h, no Bar do Alexandre, Rua Saldanha Marinho, 132, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
A obra de ficção relata a tragédia provocada pela Segunda Guerra Mundial e a forma como respinga no subúrbio da capital gaúcha, em 1944, com a partida dos 25 mil pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater os nazistas na Itália, ao lado das tropas aliadas.
Aos 13 anos, o mundo de Francisco é abalado pelo embarque do irmão Frederico, cinco anos mais velho, para lutar do outro lado do Oceano Atlântico, em um conflito até então distante do seu mundo e dos seus interesses. Finalizado em 2020, o livro teve sessão de lançamento suspensa em março de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.
Frederico desaparece no campo de batalha, em uma missão secreta e seu corpo não é encontrado. Essa situação altera para sempre a rotina do patriarca Ernesto Morelli, apaixonado por jazz, gosto que passou para seus dois filhos, da sua mulher Julieta e dos seus descendentes. A história dessa família nas cinco décadas seguintes é marcada pelo arrebatamento pela música, amores, paixões, encontros e desencontros em dois continentes.
Contrabaixista de sucesso, Francisco reverencia a imagem de Frederico, seus primeiro instrutor na carreira de instrumentista. A guerra, encerrada poucos meses depois do desembarque dos soldados brasileiros em
Nápoles, jamais acabou realmente para os Morelli.
O autor
Luiz Reni Marques nasceu em Porto Alegre, em 1954, estudou Direito, História e Jornalismo, o único curso que concluiu. Foi repórter em Zero Hora, Jornal do Brasil, o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Senhor e Isto É, e correspondente free lancer da Reuters, entre outros veículos de comunicação. Redator e editor na Rádio Gaúcha, diretor de redação da Revista Mundo, professor de Redação Jornalística na PUCRS e assessor de imprensa na Câmara dos Deputados durante a Assembleia Nacional Constituinte, atualmente edita o Blog Luiz Reni Marques.
“O último concerto de jazz” é o seu segundo romance. Antes, lançou “Noite longa demais”, que pode ser encontrado apenas em versão digital na Amazon.Com. Publicou também a obra de não ficção “O Mar de Dentro no Continente de São Pedro”, que conta aimportância da hidrovia na formação do Rio Grande do Sul, com imagens do fotógrafo Emílio Pedroso.