Margarita Zapata, neta de Emiliano Zapata, participa de debate dentro da exposição Adelitas

O próximo dia 27 de abril (sábado) será especial para a exposição Adelitas, de Cinthya Verri. O auditório do Memorial do RS receberá a neta de Emiliano Zapata, Margarita Zapata, para falar sobre seu avô Emiliano Zapata, as Soldaderas e o feminismo em tempos de paz e de revolução. Também presente no debate, a ex-deputada federal Manuela D’Ávila.

A mostra registra em pinturas, vídeos e mosaicos a produção de Cinthya Verri inspirada nas Adelitas (ou Soldaderas), mulheres que tomaram de armas no início do século 20 para lutarem pela Revolução Mexicana (1910).

Exposição Adelitas. Foto Mariângela Machado/ Divulgação

Além disso, será apresentado vídeo com a entrevista que Cinthya fez com Margarita no ano passado, na Cidade do México, durante o processo criativo de Adelitas. Também será lançado um caderno de imagens com o registro da viagem de 2018.

Margarita Zapata é veterana as Revolução Sandinista e ex-vice-presidente da Internacional Socialista (2000-2008). Em 2011, ela foi nomeada embaixadora itinerante da Nicarágua.

SERVIÇO:

O QUE: debate com Margarita Zapata sobre seu avô Emiliano Zapata e feminismo em tempos de guerra e paz. O evento acontece dentro da exposição Adelitas, da gaúcha Cinthya Verri. Também presente no debate, a ex-deputada Manuela D’Ávila

QUANDO: 27 de abril (sábado), às 15 h

ONDE: no Auditório Oswaldo Goidanich do Memorial do Rio Grande do Sul – Rua 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega

QUANTO: gratuito

Exposição Adelitas, de Cinthya Verri

Memorial do Rio Grande do Sul – 2° andar

Rua 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega

Contatos: memorial@sedactel.rs.gov e (51) 32247159

Exposição

De 9 de março a 28 de abril – Horários: de terças a sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h

Deixe uma resposta