O próximo dia 27 de abril (sábado) será especial para a exposição Adelitas, de Cinthya Verri. O auditório do Memorial do RS receberá a neta de Emiliano Zapata, Margarita Zapata, para falar sobre seu avô Emiliano Zapata, as Soldaderas e o feminismo em tempos de paz e de revolução. Também presente no debate, a ex-deputada federal Manuela D’Ávila.
A mostra registra em pinturas, vídeos e mosaicos a produção de Cinthya Verri inspirada nas Adelitas (ou Soldaderas), mulheres que tomaram de armas no início do século 20 para lutarem pela Revolução Mexicana (1910).

Além disso, será apresentado vídeo com a entrevista que Cinthya fez com Margarita no ano passado, na Cidade do México, durante o processo criativo de Adelitas. Também será lançado um caderno de imagens com o registro da viagem de 2018.
Margarita Zapata é veterana as Revolução Sandinista e ex-vice-presidente da Internacional Socialista (2000-2008). Em 2011, ela foi nomeada embaixadora itinerante da Nicarágua.
SERVIÇO:
O QUE: debate com Margarita Zapata sobre seu avô Emiliano Zapata e feminismo em tempos de guerra e paz. O evento acontece dentro da exposição Adelitas, da gaúcha Cinthya Verri. Também presente no debate, a ex-deputada Manuela D’Ávila
QUANDO: 27 de abril (sábado), às 15 h
ONDE: no Auditório Oswaldo Goidanich do Memorial do Rio Grande do Sul – Rua 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega
QUANTO: gratuito
Exposição Adelitas, de Cinthya Verri
Memorial do Rio Grande do Sul – 2° andar
Rua 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega
Contatos: memorial@sedactel.rs.gov e (51) 32247159
Exposição
De 9 de março a 28 de abril – Horários: de terças a sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h