Morre Ivo Nesralla, pioneiro em transplante de coração no RS e ex-presidente da FOSPA

Nesralla foi condecorado no Salão Júlio de Castilhos da AL em 2015 - Foto: Vinicius Reis/ Divulgação

Morreu na manhã dessa quarta-feira o cirurgião Ivo Nesralla, pioneiro em transplante cardíacos e cirurgias de ponte de safena no Estado, de 82 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Segundo o noticiário da imprensa da capital, ele estava em casa e chegou a ser socorrido pela família e por equipe da Samu, mas não resistiu.

Nesralla também presidiu a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre  (Ospa) durante 23 anos, em dois períodos – de 1983 a 1991 e de 2003 a 2018.

—Ele tinha um imenso coração, para fazer uma ligação com a profissão dele.  E deixa como mensagem a importância da cultura para nossa sociedade, a importância de um Estado como Rio Grande do Sul ter uma orquestra sinfônica — disse em nota o maestro Evandro Matté.

A Direção da Fundação Universitária de Cardiologia – Instituto de Cardiologia  também divulgou nota destacando que “seu espírito pioneiro reacendeu a cirurgia de transplante de coração em nosso país e sua liderança foi fundamental para cumprirmos a nossa missão de assistência, ensino e pesquisa”.

O velório vai ocorrer nesta quinta-feira (17) no Cemitério da Santa Casa, capela 6, das 8h às 11h. Em razão da pandemia de coronavírus, haverá restrições de entrada: serão permitidas até 10 pessoas por vez. Ivo deixa a mulher, Paulita, os filhos Ivo, Carlos e Paula, também cirurgiã cardíaca, e netos.

Deixe uma resposta